top of page

99 App e táxis em Curitiba começam a operar com carros elétricos


Renault lança serviço de táxi elétrico em Curitiba

Em São Paulo, ação de um grupo de empresas permitirá acesso de motoristas de aplicativos a veículos elétricos e híbridos. Em Curitiba, um serviço oficial de táxi elétrico começa a ser oferecido aos moradores da capital paranaense.

Uma aliança de empresas que trabalham pela difusão de veículos elétricos no Brasil anunciou, em 25/03, o início de circulação na cidade de São Paulo dos novos modelos de carros compactos (iCar) para os motoristas usuários do aplicativo da 99. Conforme a nota divulgada, os carros foram desenvolvidos pela Caoa Chery com materiais leves (alumínio de aviação e polímeros de alta resistência), são 100% elétricos e têm autonomia de 282 km a cada carga da bateria. De acordo com informações da fabricante, a bateria do iCar pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos rápidos), ou em menos de cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m (150 Nm). A iniciativa da 99 é assinada pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, ação que reúne empresas como Enel X Way, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric, as montadoras Caoa Chery e BYD, as locadoras Movida e Unidas e o banco BV. Em maio passado, a montadora BYD anunciou planos para a produção de um veículo especialmente desenhado para motoristas de aplicativo. A iniciativa também contava com a parceria da Didi, empresa chinesa que controla a 99.


Curitiba terá serviço de táxi elétrico com carros da Renault

Modelo que irá às ruas é o Zoe E-Tech, com autonomia de até 300 km. Subsidiária da marca administrará frota, e motoristas serão selecionados pela URBS (Prefeitura). graças a uma parceria entre a montadora francesa Renault, por intermédio de sua subsidiária de mobilidade, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Urbanização de Curitiba S/A (URBS). O início do serviço foi anunciado pela Renault durante evento realizado no final de março em Curitiba. Foi feita então a entrega simbólica do primeiro carro elétrico que rodará pela cidade, um Renault Zoe E-Tech. A montadora, aliás, já trabalhava com um sistema de veículo elétrico compartilhado na região, que atuava em locais específicos e tinha ajuda da Copel, empresa de energia elétrica do Paraná. No caso do serviço de táxi, o funcionamento não vai diferir muito do que já acontece com carros convencionais na cidade. O diferencial é que os carros adquiridos pela ABDI serão administrados pela subsidiária da marca, com motoristas selecionados pela URBS. O Renault Zoe E-Tech é um modelo elétrico compacto, que já está presente há algum tempo no mercado brasileiro. Na atual geração do veículo, a autonomia é de até 300 km e o motor "zero emissão" tem 135cv de potência e 25 kgf/m de torque. Postos de recarga

Em parceria com a Copel, foram instalados dois postos de recarga rápida em Curitiba, um deles no estacionamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena e outro no showroom da concessionária Globo, pertencente à marca. Mais detalhes sobre o projeto deverão ser revelados em breve, como tamanho da frota e se outros carros, como o já lançado Renault Kwid E-Tech e o vindouro Mégane elétrico, também serão utilizados no serviço. (Mobilize Brasil)

2 visualizações0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg
bottom of page