A música brasileira perde Haroldo Anunciação, músico mineiro

Compositor, cantor e violonista, Haroldo se apresentou em importantes palcos, como o Palácio das Artes e o Teatro Francisco Nunes, em BH, e em programas televisivos musicais nos grandes centros brasileiros ao lado de Paulinho da Viola, Marcus Vianna, Djavan, Marku Ribas e Sá & Guarabyra, entre outros artistas renomados.
Suas mais de duas mil composições falam de amor, espiritualidade, vida do povo do agreste, nos ritmos baião, xote e samba, em sua maioria. Como destaque de sua produção musical, mais de mil canções foram inspiradas e dedicadas à sua grande paixão, o Velho Chico, rio que corta sua cidade natal. Antônio Dó, Guimarães Rosa, os peixes, as antigas "gaiolas" a vapor e os ribeirinhos pescadores do rio foram temas repetidos em suas criações.
Tarrafiá, música de Haroldo Anunciação denunciando as agressões ao Velho Chico
Haroldo integrou a banda The Fellows que fez grande sucesso na década de 70 com músicas dos Beatles e Rolling Stones, entre muitas outras que causavam frenesi nos fãs, a ponto de rasgaram as roupas dos músicos na saída dos shows.
Músicas de cunho espiritual marcaram a fase de sua vida em Belo Horizonte, quando era adepto da Fé Bahá'í e compôs lindas canções, a exemplo de Coração Bendito, A Porta e Dama da Noite, inspirado em figuras centrais da religião. Haroldo Anunciação faleceu no dia 27/01, em Pirapora, MG, sua cidade natal, vitimado por uma insuficiência pulmonar, deixando esposa e cinco filhos.
Música de Haroldo Anunciação em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa