Amazon já utiliza vans de entrega elétricas Rivian nos EUA para reduzir a pegada de carbono
Em uma tentativa de tornar sua frota de veículos de entrega mais sustentável e reduzir sua pegada de carbono, a Amazon lançou, no final de 2022, vans de entrega elétrica personalizadas feitas pela Rivian.
Os veículos começaram a aparecer nas estradas ao redor de Seattle e em algumas outras cidades dos EUA e agora a Amazon dá início à execução do plano de ter milhares de vans em operação em mais de 100 cidades até o final do ano de 2023 e 100.000 na estrada até 2030. A Amazon está testando entregas com veículos de pré-produção da Rivian desde 2021, e os veículos foram vistos em Seattle e em outros lugares. A empresa disse que entregou mais de 430.000 pacotes e acumulou mais de 90.000 milhas em um esforço para discar em desempenho, segurança e conforto. Algumas das características das novas vans incluem:
Recursos de segurança, incluindo detecção de sensor, rodovia e tecnologia de assistência ao tráfego, um grande para-brisa para melhorar a visibilidade do motorista, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e avisos de colisão;
Tecnologia incorporada para integrar o fluxo de trabalho de entrega com o veículo, como roteamento, navegação e suporte ao motorista;
Recursos para aprimorar a experiência do motorista, como travamento/destravamento automático das portas quando o motorista se aproxima ou sai do veículo e uma porta elétrica que abre quando os motoristas chegam ao local de entrega.
A Amazon também disse que adicionou milhares de estações de carregamento em suas estações de entrega em todo o país e continuará investindo na construção de infraestrutura para apoiar a frota. Fundada em 2009, a Rivian, com sede na Califórnia, que também fabrica picapes, arrecadou cerca de US$ 10,5 bilhões até o momento. A empresa tem um centro de serviços em Bellevue, Washington. As vans da Amazon são feitas na fábrica da Rivian em Illinois. (Fonte: GeekWire)