Avião supersônico Overture promete reduzir tempo de voos pela metade

A American Airlines anunciou na última terça-feira (16) a compra de 20 aviões Overture, fabricados pela norte-americana Boom Supersonic. Trata-se de um novo avião supersônico de passageiros, que deve voar com o dobro da velocidade dos jatos comerciais atuais.

A expectativa é que a aeronave voe pela primeira vez em 2026 - 23 anos após o último voo do Concorde, avião comercial supersônico de passageiros que deixou os céus em 2003. Em 2029 devem começar as operações comerciais com passageiros. Veja vídeo:

O fim do Concorde

Em janeiro de 2022 completaram-se 46 anos do primeiro voo comercial do Concorde, o mais icônico avião supersônico de passageiros já construído. As rotas iniciais foram inauguradas em 21 de janeiro de 1976, com o jato operado pela Air France saindo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, parando para abastecer em Dakar, no Senegal, e depois partindo para o pouso final no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Já a outra rota foi feita com outra unidade sob controle da Britsh Airways partindo de Londres com destino ao Bahrein. Essas rotas foram feitas ao mesmo tempo porque o Concorde era um projeto feito em conjunto entre a Inglaterra e a França, já que os custos para construir um avião com essa tecnologia na época eram exorbitantes. O próprio nome "Concorde", que significa união, em francês, foi escolhido devido a essa parceria entre os dois governos e algumas empresas locais. Então, nada mais justo do que os voos inaugurais acontecerem nas capitais das duas nações. Entretanto, mesmo com duas potências globais financiando o sonho de se voar com duas vezes a velocidade do som, o Concorde não teve vida longa. Foram apenas 27 anos de serviço, realizando voos espetaculares, mas que, diante do alto custo, acabaram não compensando. Sendo assim, em maio 2003, três anos após um grave acidente em Paris, o único na história do supersônico anglo-francês, tanto a British Airways quanto a Air France decidiram encerrar as operações com ele, deixando o mundo da aviação órfão de um projeto dos mais espetaculares.

3 visualizações0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg