CHUVA: Prefeitura se mobiliza na assistência aos desabrigados e limpeza de ruas e avenidas

Frentes de trabalho nesta segunda-feira contaram com mais de 300 servidores da Prefeitura de Anápolis para poda de árvores, vistoria em áreas de risco, desobstrução de vias e sinalização no trânsito
A segunda-feira começou com mais de 300 servidores em diferentes regiões de Anápolis para executar trabalhos de limpeza e recuperação de pontos atingidos pela forte chuva deste domingo, 12. Equipes responsáveis pela poda de árvores que obstruíam vias realizaram a retirada dos materiais durante a madrugada para minimizar transtornos no trânsito. Além disso, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) percorreram a cidade para identificar áreas com risco de novos acidentes e possibilidade de desmoronamento, sinalizando ou interrompendo o tráfego.
Outra tarefa desempenhada ao longo do dia foi a vistoria nas fundações de pontes, avaliando as condições estruturais. “A Secretaria de Serviços Urbanos, em conjunto com a Secretaria de Obras, está iniciando um contrato emergencial para recuperação das pontes que caíram, que são as passagens da Rua 2, na Vila Santa Isabel 2ª Etapa, que liga o Centro Esportivo Beira Rio até o Parque da Matinha, e a Avenida Independência, que liga o Bairro de Lourdes ao Residencial Flamboyant”, diz o secretário de Serviços Urbanos, Wederson Lopes.
Os locais que foram invadidos pela lama e terra trazidas pela enxurrada passaram por limpeza e, em alguns casos, com suporte do caminhão pipa, lavagem. “Iniciamos pelas avenidas Miguel João, Ayrton Senna, Amazílio Lino e na Barão do Rio Branco com a Brasil e, nesta terça-feira, vamos retornar para conclusão da limpeza com água e hidro jato nesses locais”, informa Wederson, completando que as tarefas em campo nesta segunda-feira devem se estender até as 23 horas.

Videomonitoramento
A interdição da Rua Amazílio Lino, na Vila Santana, durante as chuvas da noite deste domingo, 12, em Anápolis, começou minutos após a Defesa Civil identificar o risco de alagamento no local. Um dos motivos para a agilidade de resposta nesta e em outras ocorrências é a Central de Videomonitoramento instalada no Observatório de Segurança Pública, da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT). O espaço acompanha em tempo real, 24 horas por dia, as imagens geradas por cerca de 90 câmeras instaladas pela cidade.

Assistência social
Além de realizar busca ativa para identificar os casos, Secretaria de Integração Social disponibilizou contatos à população para agilizar atendimento
Pessoas em situação de vulnerabilidade social que foram afetadas pela forte chuva de domingo, 12, receberam visita de profissionais da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura que fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os servidores se dividiram em equipes para fazer busca ativa de famílias e atender demandas por assistência social enviadas pela população.
“Estamos atuando junto à Secretaria de Integração Social para atender, em todas as suas necessidades imediatas, as famílias em situação de vulnerabilidade social que foram afetadas pelas fortes chuvas”, afirma a primeira-dama de Anápolis e deputada estadual, Vivian Naves. “A prioridade da gestão Roberto Naves é cuidar de pessoas, por isso a equipe da assistência social está na rua fazendo a busca ativa e recebendo as ligações para que as pessoas possam ter a ajuda que necessitam, seja com cestas de alimentos, agasalhos ou até mesmo Aluguel Social”, completou.
A pasta, que já acompanha grupos familiares cadastrados em programas sociais, disponibilizou ainda no domingo os telefones (62) 99530-0625 e 0800-646-1117 para receber informações de cidadãos prejudicados pela chuva que possam ser atendidos com alimentos, roupas e abrigo temporário. Para acionar a Defesa Civil do município, a população pode entrar em contato com pelo Zap da Prefeitura pelo telefone (62) 3902-2545.