Corumbá IV: Por que sua APP deve ser respeitada e preservada?

A Área de Preservação Permanente (APP) do Lago Corumbá IV é um “cinturão” de vegetação que contorna o reservatório. É uma faixa que tem 100 metros de largura e 783,7 km de perímetro.
A APP é uma área de está protegida por lei e deve ser preservada, por isso é fundamental que os proprietários e turistas do entorno saibam que qualquer intervenção que degrade a APP, tais como desmatamento, queimadas, aberturas irregulares de acesso, caça predatória, construções dentre outros, causam desequilíbrios, ferindo a função ecológica da APP e a lei ambiental.
A gestão da APP é feita principalmente por meio dos Programas de Fiscalização e Revegetação e pela Regularização dos Acessos à água do reservatório de Corumbá IV.
O programa tem como objetivo monitorar o espelho d’água do reservatório e sua Área de Preservação Permanente (APP), e desta forma colaborar com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama/DF) para a realização de ações de fiscalização e responsabilização por danos ambientais. Esta parceria acontece desde 2007.
O programa tem como meta revegetar cerca de três mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), com espécies nativas do bioma Cerrado, por meio de técnicas de plantio de mudas, semeadura direta e enriquecimento florístico. A proteção da APP, numa faixa de 100 metros ao longo das margens do lago, é importante para evitar o assoreamento do reservatório, manter o habitat da fauna silvestre e preservar a flora nativa.