Em ação contra pirataria, Anatel retira de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos de 'gatonet'

Receptores de TV piratas (Foto: Universidade Federal de Lavras/Divulgação)
Aparelhos TV Box são usados para dar acesso, de forma ilegal, a conteúdos como filmes, séries e canais de TV por assinatura. Valor estimado dos itens confiscados chega a R$ 400 milhões.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (8) que retirou de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos de TV Box, popularmente chamados de "gatonet". O valor estimado desses aparelhos apreendidos soma quase R$ 400 milhões. A ação contra a pirataria faz parte do Plano de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos da agência e visa coibir o uso de TVs Box não homologadas - que não possuem certificado de conformidade de uso seguro.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que adquirir o produto ilegal é como levar o "inimigo" para dentro de casa.
"Você está colocando um inimigo dentro de casa. Então, se você conecta no Wi-Fi da casa e seu celular também, ele - a pessoa que vendeu a TV Box - tem como roubar", afirmou Baigorri. "Tudo que você faz no seu celular, uma pessoa está olhando. Esses equipamentos podem ser controlados por terceiros", alertou.