Hospital Evangélico Goiano é vendido para a Associação Educativa Evangélica


HEG, inaugurado em 1927, foi o primeiro prédio a ser construído em Goiás (Foto: Garcêz)


A Associação Educativa Evangélica, fundada em 1947 com sede em Anápolis e mantenedora da UniEvangélica, adquiriu o Hospital Evangélico Goiano, um dos primeiros grandes hospitais de Goiás, cujo prédio principal foi inaugurado em 1927. A decisão favorável à compra foi da assembleia geral extraordinária dos conselheiros da AEE realizada ontem 02/07. O advogado Augusto Ventura, presidente da AEE, revelou que o HEG contribuirá de forma altamente positiva com a formação de novos profissionais de Medicina. "Agora será possível aumentarmos as vagas de estágio e de residência médica, um diferencial relevante em relação às demais instituições de ensino. O cumprimento da missão institucional cristã, posição em que ambas as organizações são confessionais, representa outro aspecto positivo dessa aquisição”, disse Augusto Ventura.

AEE

A Associação Educativa Evangélica (AEE) foi fundada no dia 31 de março de 1947, por Antônio de Oliveira Brasil, Archibald Tipple, Arthur Wesley Archibald, Dayse Fanstone, James Fanstone, Newton Wiederhecker, Nicola Aversari, Severino Araújo e William Benister Forsyth, missionários e líderes evangélicos, sob a liderança do Reverendo Arthur Wesley Archibald, tendo como tarefa fundamental contribuir com a educação e a formação de crianças, jovens e adultos da região de Goiás. Na ocasião, a AEE adquiriu e passou a administrar o Colégio Couto Magalhães, criado em Anápolis no dia 1º de fevereiro de 1932.

Dr. James Fanstone com a esposa Daisy e os filhos Henrique e William (Arquivo pessoal)


HEG

O Hospital Evangélico Goiano (HEG) foi fundado em 1927, pelo casal Daisy e James Fanstone. Naquela década, foi a segunda unidade hospitalar do Estado de Goiás e a primeira em atendimento particular com uma estrutura moderna e arrojada.

O Doutor Fanstone, como era chamado, apesar de brasileiro, tinha descendência inglesa e, por isso, fez seus estudos iniciais em Brighton, indo depois cursar medicina na Universidade de Londres. Conclui a faculdade em 1914, se tornando bacharel em Medicina e Cirurgia. Em 1922, casou-se com Ethel Marguerite Peatfield, a Dona Deise, e veio para o Brasil. Por dois anos o casal ficou em São Paulo e Belo Horizonte e, após visitar Goiás em duas ocasiões, o Dr. James Fanstone resolveu fixar seu futuro hospital na cidade de Anápolis.

Hoje, o Hospital Evangélico Goiano (HEG) ocupa uma área de 10 mil m2, com 178 leitos, 308 funcionários e 144 médicos. A unidade hospitalar também já foi considerada pelo Ministério da Saúde como referência nacional em cirurgia cardíaca, cirurgia neurológica e urgência e emergência. Uma média de 300 cirurgias são realizadas ao mês, além de centenas de atendimentos em diversas especialidades.

141 visualizações0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg