Itaipu e Copel disponibilizam postos de recarga de elétricos na eletrovia Foz do Iguaçu – Paranaguá


A Itaipu Binacional e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) disponibilizam, desde 2018 em Foz do Iguaçu, PR, uma estação de recarga rápida (fast charger) de veículo elétrico que faz parte da primeira eletrovia do Estado, ligando a região Oeste a Paranaguá.

O eletroposto (como também é chamado) está instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, ao lado da barreira de controle da usina. Qualquer condutor de veículo elétrico pode carregar a bateria de seu carro no local, gratuitamente. O projeto da eletrovia foi lançado no final de março daquele ano e objetivando cortar 700 quilômetros da BR-277, conectando Paranaguá a Foz do Iguaçu. No trecho, já foram instalados de oito a dez eletropostos – cinco deles custeados pela Itaipu e o restante pela Copel, com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A iniciativa permite ao motorista deixar o litoral do Estado e chegar a Foz do Iguaçu, abastecendo as baterias nos postos de recarga rápida instalados no caminho. A distância entre um e outro é de aproximadamente 100 quilômetros, suficientes para permitir a viagem. De acordo com o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, as estações da eletrovia paranaense possuem três tipos de conectores e podem atender 99% dos veículos elétricos ou híbridos vendidos hoje no mundo. Com apenas 20 minutos na tomada, aproximadamente, é possível alcançar 80% da carga.

0 visualização0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg