James Webb: saiba como um telescópio poderá mudar nossa visão sobre os mistérios do Universo


As primeiras imagens coloridas divulgada pelo novo telescópio espacial James Webb são consideradas como a visão infravermelha mais profunda e detalhada do Universo até hoje, contendo a luz das galáxias que levaram bilhões de anos para chegar até nós.


O James Webb, lançado em 25 de dezembro do ano passado, custou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões) e é o sucessor do famoso telescópio espacial Hubble. Foi construído durante quase 40 anos e foi criado para conseguir visualizar o passado. Ele usará luz infravermelha, que não pode ser percebida pelo olho humano, para estudar como as primeiras estrelas e galáxias se formaram, o nascimento dos sistemas planetários e até mesmo as origens da vida.

De acordo com a Nasa, ao ver o Universo em comprimentos de onda infravermelhos, o JWST vai nos mostrar coisas nunca antes vistas por qualquer outro telescópio. É apenas neste comprimento de onda que podemos ver estruturas mais antigas, da época do Big Bang.

Para ajudar nessa missão, o equipamento contará com um grande espelho composto por 18 partes hexagonais (sim, parecem uma colmeia) feitas de berílio, um elemento químico metálico resistente usado para endurecer ligas, e painéis folheados a ouro.

Onde ele ficará no espaço?

Uma grande diferença do telescópio Hubble para o James Webb é a sua localização. Vamos sair da órbita da Terra, onde está o Hubble, e avançar 1,5 milhão de quilômetros espaço a dentro em direção ao ponto de L2, que fica além da órbita da Lua.

No caso do James Webb (linha laranja na imagem abaixo), o ponto L2 vai permitir que ele fique alinhado com a Terra (linha azul) enquanto ela se move ao redor do Sol.

Um dos projetos mais difíceis e complexos da Nasa, sem sombra de dúvidas. Vamos conseguir ver com muita mais clareza o início do universo, a composição dos planetas no intuito de encontrar vida! Uma chance em milhões, que deu certo, e agora promete revolucionar a ciência e a história do universo!

No vídeo, uma ilustração de qual será o posicionamento do JW no espaço

Fonte texto: BBC e UOL - Fonte imagens: NASA

4 visualizações0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg