Museu e Estação de Anápolis iniciam temporada de visitações no segundo semestre



Na volta às aulas, estudantes da rede municipal conheceram locais que preservam história da cidade


Nesta semana, mais de uma centena de estudantes da rede municipal começaram o semestre letivo conhecendo um pouco da história de Anápolis com visitas guiadas ao Museu Alderico Borges de Carvalho e à Estação Ferroviária Prefeito José Valente. “A importância dessas visitas é dar algo de concreto e palpável ao que eles estudam em sala de aula”, aponta a professora Aguida Sheyla Batista, que explica como o passeio se torna ímpar na memória e no aprendizado das crianças.


Ao assinar o livro de presença na entrada no museu, a primeira reação de Maria Luiza Moraes Pacheco, de 9 anos, foi planejar um retorno: “Tenho que trazer meus pais!” Ela veio da Escola Municipal Wady Cecílio, de Branápolis. “Estou vindo pela primeira vez. Achei bonitos os objetos e é muito legal saber sobre a nossa história”, declara a estudante.


Fora as visitas individuais, que podem ser realizadas no expediente dos dois edifícios históricos, as agendas coletivas têm diferentes perfis, dirigidas a escolas, universidades, grupos de interesse e turísticos. “Atendemos ao público de diferentes formas, de acordo com a característica de cada um. Contamos com pessoal para a visita guiada, como também, atendemos grupos interessados em abordar ou pesquisar um tema específico”, explica a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.



Os agendamentos podem ser feitos diretamente com o Museu e a Estação, que são unidades sob a gestão da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, assim como podem ser parte de um roteiro organizado pelo serviço City Tour, da pasta de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, que inclui outros pontos históricos da cidade, como a Praça Santana, Praça Americano do Brasil e Mercado Municipal.


Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho

Inaugurado em 26 de julho de 1975, possui acervos documentais e objetos que marcam a história da cidade. Em estilo colonial, o próprio edifício conserva o ambiente das origens de Anápolis, contrastando com objetos e documentos da modernidade. Além de visitações, frequentemente recebe pesquisadores e estudantes universitários que procurar bases documentais para a produção científica.


Estação Ferroviária Prefeito José Valente

Ela foi inaugurada em 7 de setembro de 1935, contribuindo com a economia, cultura e integração da população no Centro-Oeste brasileiro. Mantendo as principais características de edifícios da história ferroviária do País, atualmente é um espaço para pesquisa e visitação. Outro destaque é a acolhida de projetos culturais da cidade, como oficinas, peças de teatro, apresentações musicais e exposições.



City Tour

A proposta é valorizar as potencialidades turísticas, relembrando a história da cidade e oferecendo uma forma de lazer. O City Tour acontece em vários pontos da cidade, com roteiros de passeios entre construções históricas e referências tradicionais, como a Praça Santana, Estação Ferroviária, Praça Americana, Mercado Municipal, além de empresas de importância econômica no município.


Serviço

- Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho

Local: Rua Coronel Batista nº 323, Setor Central

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Telefone: 3902-1193


- Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes

Local: Rua Tonico de Pina, nº 5, Setor Central

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Telefone: 3902-2638

13 visualizações0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg