Novo Toyota Prius tem visual futurista, painel solar e pode vir ao Brasil


Versão híbrida plug-in é a primeira a ser revelada e adianta design inspirado no SUV elétrico bZ4X

Após criar expectativa com a divulgação de teasers e detalhes preliminares, a Toyota oficializou no dia 16/11 a apresentação do todo-novo Prius 2023. Quinta geração da história do híbrido, a nova linhagem estreia primeiro na variante plug-in (a versão híbrida tradicional será revelada logo mais) e incorpora importantes avanços técnicos e dinâmicos. Adota também linguagem visual totalmente nova e inspirada no SUV elétrico bZ4X (Conheça o SUV no vídeo abaixo).

A dianteira chama atenção pelo estilo pontiagudo, faróis bem recortados integrados à grade e ampla abertura inferior no para-choque. Nas laterais, o formato tradicional da carroceria é o mesmo, mas agora mais dinâmico e arrojado. A Toyota também decidiu aplicar ousadia em alguns elementos e, entre as novidades, escondeu as maçanetas traseiras na coluna. Atrás, as lanternas são interligadas e envoltas em fundo preto contrastante com a pintura da carroceria. No geral, a Toyota diz que o Prius 2023 ficou menor, mais baixo e mais largo que o anterior, além de ter a distância entre-eixos ligeiramente ampliada em 50 milímetros. A altura foi reduzida também em 50 milímetros, enquanto o comprimento total caiu 46 milímetros. Já em largura, o híbrido cresceu 22 milímetros.

No interior, o modelo adota linguagem de estilo Island Architecture. No geral, o layout lembra o painel do crossover bZ4X, incluindo posicionamento da central multimídia e comandos gerais, além do design do volante e do quadro de instrumentos digital.

Para a Europa, o Prius 2023 será oferecido somente na versão PHEV, ou seja, híbrido do tipo plug-in. O conjunto mecânico é protagonizado pelo motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e entrega 223 cv de potência. É um salto e tanto na comparação com o propulsor 1.8 usado até então, com apenas 122 cv. A bateria, instalada sob o banco traseiro, também é nova e conta com 13,6 quilowatts-hora, contra 8,8 kWh do modelo anterior. Segundo a Toyota, o alcance apenas no modo elétrico é "50% maior do que a geração atual". Ou seja, aproximadamente 94,15 quilômetros (contra 63 km do carro atual). As especificações técnicas da versão híbrida convencional serão reveladas em breve.

Novo Prius 2023 no Brasil

Por aqui, a Toyota deixou de oferecer o Prius em 2021, mas confirmou na época que estuda trazer o modelo de volta em outro momento. A oportunidade surge justamente agora com a nova geração, mais eficiente e arrojada. Estratégia interessante seria lançar o modelo na variante PHEV, para gerar diferenciação em relação ao Corolla Hybrid tradicional. (Motor1)



3 visualizações0 comentário
LÚMEN FACHADA_edited.jpg
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.17.18.png
Captura de Tela 2022-03-31 às 10.16.52.png
PM MEU LOTE MINHA HISTÓRIA_edited.jpg