
Sensação do tênis brasileiro, João Fonseca, 109° no ranking mundial, estreou com vitória na chave principal do Australian Open, nesta terça-feira, atropela o russo Rublev e fez seu primeiro jogo em um Grand Slam.
O tenista carioca de 18 anos encarou o russo Andrey Rublev, 9º no ranking, na quadra Margaret Court, em Melbourne, que é a segunda maior do complexo da competição e tem teto retrátil para proteção contra as chuvas.
Os tenistas chegaram para o duelo em fases totalmente opostas. Enquanto João vem de uma sequência de 13 vitórias e dois títulos consecutivos (Next Gen ATP Finals e Challenger de Camberra), Rublev acumula cinco derrotas consecutivas.
João Fonseca supera Guga
Depois de furar o qualifying e chegar na chave principal, João Fonseca já faz história no Australian Open. Ao entrar em quadra para enfrentar o russo Andrey Rublev pela primeira rodada do torneio, o tenista de 18 anos se tornou o brasileiro mais novo a estrear em um Grand Slam na Era Aberta, superando Gustavo Kuerten nessa estatística.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/n/r/IWCBeHSNequtxU2oTcQw/gettyimages-2190856659.jpg)
Guga fez sua primeira aparição em um Grand Slam com 19 anos e sete meses de idade, em Roland Garros 1996. Naquela ocasião, ele era o 66º colocado do ranking e precisou furar o qualifying para chegar na chave principal, em que acabou derrotado na primeira rodada. Apenas um ano mais tarde, o tenista viria a conquistar o primeiro de seus três títulos no saibro francês.
Por muito tempo, Guga foi o homem brasileiro mais jovem a disputar um jogo de Grand Slam pela primeira vez na carreira na Era Aberta, mas João Fonseca está prestes a supera-lo. A joia de 18 anos e quatro meses de vida vai se tornar o atleta mais novo do país a entrar em ação por um Major desde 1968 – ano do início da Era Aberta, quando os Grand Slams permitiram a participação de tenistas profissionais em seus torneios.
Considerando todo o histórico, o brasileiro mais jovem a jogar um Grand Slam foi Thomaz Koch, que disputou a chave principal de Roland Garros 1962 (antes da Era Aberta), apenas dez dias depois de completar 17 anos de idade. Fernando Gentil também participou da edição de 1967 de Roland Garros com 17 anos e dois meses de vida, mas também entrou em quadra na edição seguinte, com 18 anos e dois meses – o que faz com que seja o brasileiro mais novo a jogar na Era Aberta.
João Fonseca também já é o brasileiro mais novo a disputar a chave principal do Australian Open – incluindo o período anterior à Era Aberta -, já que os principais nomes da época disputaram o torneio de Melbourne. Até então, essa marca pertencia a Jaime Oncins, que participou da edição de 1983 prestes a completar 19 anos.
Outra estatística agregada a Fonseca é que ele é o tenista mais jovem do torneio de simples masculino da atual edição do Australian Open. Ele é o único atleta com menos de 19 anos de idade na chave principal. Seu adversário na primeira rodada, Andrey Rublev, tem 27 anos. O brasileiro aparece em 113º lugar do ranking da ATP, enquanto o russo é o número 9 do mundo.
João está embalado, vindo de uma sequência de 13 vitórias consecutivas – oito delas sem perder um set sequer. Foram três vitórias no quali do Australian Open, cinco no Challenger de Camberra e cinco no Next Gen ATP Finals. Nesses dois últimos torneios, sagrou-se campeão.