
Rota Bioceânica: a estrada que vai ligar o Atlântico ao Pacífico
Em uma série de cinco reportagens especiais, o jornalista Caio Junqueira percorre mais de três mil quilômetros da estrada que conectará o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Apontada como alternativa estratégica ao Porto de Santos, a Rota Bioceânica promete reduzir em até 17 dias o tempo de transporte de mercadorias brasileiras para a Ásia e diminuir em 30% o custo do frete, ampliando a competitividade do país no comércio exterior – especialmente com a China, seu principal parceiro.
Além do impacto econômico, a série mostra o potencial de transformação em regiões isoladas, como Porto Murtinho (MS) e Susques (Argentina), e o dinamismo que o corredor deve gerar nas cadeias logísticas locais. No caminho, Junqueira destaca paisagens marcantes como o Pantanal, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, revelando também as oportunidades turísticas abertas pelo projeto.
Autoridades, especialistas, caminhoneiros e motoristas participaram das entrevistas, ajudando a traçar um panorama das obras em andamento, desafios logísticos e expectativas para o futuro da integração sul-americana.
A jornada começa em Campo Grande (MS) e termina nos portos do norte chileno.