AnápolisRegistro

Estação Ferroviária de Anápolis completa 90 anos

A Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente” se consolida como um dos principais símbolos da memória e da identidade urbana de Anápolis.

Estação Ferroviária de Anápolis completou 90 anos e recebeu exposição comemorativa aberta ao público. Programação foi aberta à comunidade em geral, com foco especial na visitação de estudantes da rede pública e privada

A Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, um dos principais marcos históricos de Anápolis, completa 90 anos de inauguração em 2025. Para celebrar a data, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou, no dia 23 de setembro, uma exposição aberta ao público no próprio prédio da antiga estação, localizado na Rua Tonico de Pina, nº 05, Centro.

Trilhos do destino

Intitulada “Trilhos do Destino: a chegada da Ferrovia e sua importância na História de Anápolis”, a exposição reuniu painéis com textos e imagens históricas, além de uma seleção de fotografias emolduradas de diversos tamanhos, que retratam o impacto da ferrovia no desenvolvimento urbano, econômico e cultural do município. A curadoria foi assinada por José Fábio da Silva. A programação foi aberta à comunidade em geral, com foco especial na visitação de estudantes da rede pública e privada. 

Sobre a Estação Ferroviária

Inaugurada em 7 de setembro de 1935, a Estação Ferroviária de Anápolis foi projetada pelo engenheiro Wenefredo Barcelar Portela e construída durante a gestão do intendente João Luiz de Oliveira, após o lançamento da pedra fundamental em agosto de 1933. Sua criação marcou a integração de Anápolis à malha ferroviária nacional, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da cidade.

A ferrovia transformou o município em um importante entreposto logístico para o escoamento de produtos agrícolas como arroz, café e feijão, além de servir como ponto estratégico no abastecimento de materiais para a construção de Goiânia e, posteriormente, Brasília.

Com a retirada dos trilhos em 1976, o transporte ferroviário foi substituído pelo rodoviário. Entre 1978 e 1985, o prédio da estação abrigou o Tiro de Guerra do Exército Brasileiro. Em 1991, foi tombado como patrimônio histórico municipal.

Em 2025, ao completar 90 anos de existência, a Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente” se consolida como um dos principais símbolos da memória e da identidade urbana de Anápolis.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo