Na noite do dia 15 de dezembro de 2025, o Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal de Anápolis, foi palco de um dos momentos mais simbólicos da história recente do Legislativo anapolino.

Idealizado pela vereadora e presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante), o Memorial da Câmara Municipal de Anápolis nasce como um marco histórico e institucional. O projeto consolida iniciativas anteriores de catalogação de documentos, fotografias e registros do Legislativo e inaugura, em 2025, um programa permanente de valorização da memória política da cidade. Durante a solenidade, foi aberta ao público a primeira exposição fotográfica, instalada no hall de entrada da Câmara, na Avenida Jamel Cecílio, no bairro Jundiaí. A mostra se soma às galerias já existentes, como as dos Ex-Presidentes, Vereadores Constituintes e Vereadoras, ampliando o acesso da população à história do Poder Legislativo.
Segundo a presidente Andreia Rezende, o Memorial vai além de um espaço físico:
É a consolidação de um programa permanente de valorização da memória desta Casa de Leis, um resgate e preservação da história do Legislativo e de reconhecimento de seu papel para a cidade de Anápolis, no processo democrático, em Goiás e no Brasil.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o reconhecimento aos jornalistas, profissionais essenciais para que os fatos não se percam no tempo. Como destacado durante a solenidade, sem o jornalismo, os acontecimentos não se tornam história — se dissolvem no esquecimento.
Em meio à sessão solene de lançamento do Memorial da Câmara, o Portal 7Minutos foi oficialmente reconhecido pelo trabalho influente e comprometido de seu editor Gildo Ribeiro e do jornalista Bento Piancó, profissionais que há mais de uma década ajudam a imortalizar os acontecimentos da cidade por meio do jornalismo sério, independente e presente na vida da comunidade. Nesse contexto, Gildo Ribeiro e Bento Piancó foram agraciados pelo trabalho que há mais de dez anos registra, denuncia, informa e conecta Anápolis ao Brasil e ao mundo. O Portal 7Minutos consolidou-se como referência de informação local, alcançando um universo de seguidores que ultrapassa as fronteiras de Goiás. Hoje, o portal mantém audiência fiel em diversos países.
Paris concentra mais de 10% da audiência internacional, formada por brasileiros que moram em Paris, França que acompanham à distância os fatos de sua terra natal.A Suíça também se destaca entre os países onde o 7Minutos é presença constante — país onde residem filhos e netos de Gildo Ribeiro, reforçando o elo entre memória, família e identidade.
Uma noite de emoção, justiça e gratidão
A sessão solene foi marcada por emoções à flor da pele, reconhecimento coletivo e a certeza de que ninguém que ajudou a construir a história de Anápolis foi esquecido.
Vereadores, servidores, pesquisadores, historiadores e jornalistas dividiram o mesmo espaço simbólico, unidos pela valorização da memória e da democracia.
- Memória preservada.
- Verdade registrada.
- História respeitada.
“Receber este reconhecimento vem com profunda honra e gratidão. Ele têm um peso especial porque vêm de quem vive o jornalismo na prática, com coragem, constância e compromisso com a verdade. Fazer parte, ainda que nos bastidores, de uma homenagem que celebra memória, história e jornalismo sério é algo que levo com muito respeito. Ficam nos registros, na consciência da comunidade e na história da cidade”, disse Gildo Ribeiro.







