O presidente Luiz Inácio cancelou de última hora sua participação numa apresentação/evento organizado pelo governo brasileiro durante a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Délhi, Índia, nesta sexta-feira (20 de fevereiro de 2026).
O evento no qual ele deveria discursar se chamava “IA para o Bem de Todos: Perspectivas Brasileiras sobre o Futuro da IA”, e contava com um grande público aguardando a fala do presidente.
Motivo do cancelamento
Segundo informações oficiais divulgadas pelo Palácio do Planalto, o cancelamento ocorreu por um conflito de agenda: o presidente concedeu uma entrevista à emissora indiana India Today TV que se estendeu além do previsto, o que impediu seu deslocamento a tempo para o evento.
A entrevista estava programada para ir ao ar nesta sexta-feira à noite (19h no horário local de Nova Délhi, 10h30 em Brasília).
O que está acontecendo na Índia
Apesar do cancelamento, o presidente ainda participa da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, que reúne mais de 20 líderes mundiais e debate aspectos éticos e políticos do desenvolvimento da IA.
Na quinta-feira (19.fev), ele teve encontro com o CEO do Google e também proferiu um discurso defendendo governança internacional e regulatória da IA. Antes do cancelamento, o presidente viajou à Índia acompanhado de uma grande comitiva, incluindo ministros e empresários.



