Anápolis

Nascente no Daia é adotada por gigante farmacêutica

Vistoria da DEMA, em agosto de 2023, deu início ao processo que culminou com a adoção

A Brainfarma, gigante do ramo farmacêutico, vai recuperar uma nascente situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). O termo de cooperação com a Prefeitura foi assinado e publicado na edição da última quinta-feira (11) do Diário Oficial do Município (DOM). A empresa fará os trabalhos por meio do programa Adote Uma Nascente.

 O curso d’água em questão fica próximo à sede da companhia, na Rua VPR-01 e foi alvo de vistoria, em agosto do ano passado, pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente – DEMA comandada pelo delegado Luziano Carvalho, provocando os primeiros entendimentos para que a empresa adotasse a nascente.
Dr. Luziano e equipe no dia da primeira vistoria

Em agosto, durante a vistoria feita pela DEMA, o Dr. Luziano Carvalho declarou à Planeta Água que os danos verificados na área de abrangência da erosão sobre nascente na VPR-01 precisariam cessar para que pudesse ocorrer a recuperação ambiental e concluiu dizendo: “Temos que agir antes que o dano aconteça”.

Agora, depois de cinco meses da vistoria feita pela DEMA e pela SEMMA de Anápolis, ficou acordado que a farmacêutica será a responsável pelo projeto de recuperação, que inclui criação de drenagem superficial e drenos profundos para melhor direcionar as águas pluviais, dissipadores de energia e retaludamento com contenção de parede de gabião.

A posteriori, será feito um plantio de grama via hidrosemeadura e pequenas mudas para garantir maior estabilidade dos taludes. O projeto já foi aprovado e a licença ambiental está emitida.

A Brainfarma executará todos os serviços previstos num prazo de até 12 meses, conforme prevê a cooperação. À Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, caberá a fiscalização da execução do trabalho. Conforme o protocolo, após a finalização do projeto, técnicos da pasta farão uma vistoria no local num prazo de até 30 dias para atestar a conclusão com a lavratura do Termo de Recebimento e Aceitação das Obras para que as estruturas passem a integrar o patrimônio do município. Curso d’água em questão fica próximo à sede da empresa, na Rua VPR-01.

VÍDEO COM DECLARAÇÕES DO DR. LUZIANO CARVALHO EM AGOSTO DE 2023 NO LOCAL (planetaagua.com)

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?