
Ana Carolina, Xande de Pilares, Pato Fu e Pádua estiveram entre as atrações do festival, que reuniu mais de 40 apresentações gratuitas, cortejos culturais, gastronomia regional e ações turísticas até domingo (14/09).
O 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis – viveu o seu momento mais esperado entre sexta-feira (12/09) e domingo (14/09), com uma intensa programação musical. Foram dezenas de apresentações distribuídas pelos seis palcos do festival, todas gratuitas, que reuniram artistas locais, regionais e grandes nomes da música nacional.
Destaques
Entre os destaques, o Palco Cavalhódromo recebeu os shows nacionais que atraíram grande público. Ana Carolina, com o espetáculo “25 Anas”, subiu ao palco na sexta (12), às 21h. No sábado (13), o samba ganhou força com Xande de Pilares, a partir das 22h30. No domingo (14), a banda Pato Fu encerrou o fim de semana em grande estilo, às 20h15. Também se apresentaram nomes consagrados de Goiás, como Nila Branco, Mr. Gyn e Heróis de Botequim.

O cantor goiano Pádua emocionou o público em sua apresentação no Teatro, que ficou completamente lotado. Veja vídeo abaixo.
O show foi marcado pela interação calorosa com a plateia e pelo repertório que destacou a força da música regional.
Programação
A programação se espalhou ainda pelos outros cinco palcos – Coreto, Teatro, Ponte de Pedra, Largo da Matriz e Prainha – reforçando a proposta de um festival totalmente acessível a pé. Entre sexta e domingo, o público acompanhou mais de 40 apresentações, que incluíram música instrumental, cortejos, rodas de samba, jazz, MPB e shows autorais de diferentes estilos.
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o festival reafirmou seu papel como a maior vitrine da música goiana:
“O Canto da Primavera celebrou a diversidade e o talento da nossa música, promovendo encontros entre gerações de artistas e oferecendo ao público experiências únicas. Foi uma festa democrática, gratuita e que valorizou nossa identidade cultural”, destacou.
Além dos shows, o Canto da Primavera 2025 também contemplou cortejos culturais pelas ruas históricas da cidade e o espaço Goiás Feito à Mão, que reuniu artesanato, gastronomia regional e a primeira edição do Canto Gastronômico, realizado no Palco Cavalhódromo. Até domingo, diversas atrações encantaram o público que visitou Pirenópolis, como totens espalhados na cidade para fotos instantâneas, a Bubble House – uma bolha gigante com balões girando em versões tradicionais ou neon – e um visual instagramável, além de interações com instrumentos musicais.
Outras atividades
Durante o fim de semana, a Goiás Turismo aproveitou a vitrine do festival para promover os destinos das 12 Regiões Turísticas do estado. Entre as ativações estiveram um super Jogo da Memória gigante, que trouxe como tema os principais atrativos de Goiás, além de dois painéis instagramáveis inspirados na arte urbana.
Outro ponto temático foi instalado no Palco Prainha, onde o público deixou mensagens, impressões e lembranças do Canto da Primavera 2025.
As ações se integraram aos palcos Largo da Matriz, Cavalhódromo e Prainha, unindo música, turismo e cultura em um só evento.
Sobre o evento
Em sua 24ª edição, o Canto da Primavera consolidou-se como uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás, oferecendo não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de trabalho e circulação artística para os talentos do estado.
O festival foi promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, e apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.
(Reportagem – texto, fotos e vídeo – Aurélio Rosa)
VEJA VÍDEO: