
Idealizado pelo Sebrae Startups, o Startup Day ocorre simultaneamente em várias cidades do país e, em Goiás, mobilizou quatro municípios: Goiânia, Anápolis, Santo Antônio do Descoberto e Jussara.
Em Anápolis, a programação foi marcada por palestras e painel que proporcionaram aos participantes uma imersão no ecossistema da inovação. Promovido pelo Sebrae GO no município, o evento ocorreu no auditório da UniEvangélica, reuniu empreendedores, investidores, estudantes e especialistas para um dia intenso de aprendizado, networking e oportunidades no universo das startups.
Para o analista do Sebrae e organizador do evento, Ewerton Costa, trazer o Startup Day para Anápolis representa um avanço significativo para o desenvolvimento do setor na cidade.

“Anápolis já se consolidou como um polo industrial e logístico, e agora queremos fortalecer o ambiente de startups para que a cidade entre de vez no circuito da inovação. O Startup Day é uma oportunidade única de conexão entre talentos locais e o mercado”, destacou.
DISRUPÇÃO E OPORTUNIDADES
A acadêmica Pâmela Vitória, estudante de Ciências Contábeis da UEG, viu no evento uma porta de entrada para o universo das startups. “Foi disruptivo. Consegui entender melhor como posso atuar no setor, que exige equipes multidisciplinares. Além disso, tive insights sobre como posicionar minha imagem nas redes sociais”, afirmou.
O evento contou também com a participação dos sócios Frankley Manoel e Danilo Arantes, da 4Code, uma das empresas que vem se destacando no cenário de tecnologia na América Latina e foi uma parceira da iniciativa. “Começamos com uma ideia e hoje temos um negócio consolidado. Sempre tivemos o apoio do Sebrae, e poder retribuir incentivando novos empreendedores é muito gratificante”, pontuaram.
Além da 4Code, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Universidade Evangélica (UniEvangélica) foram parceiros do evento. O evento foi comandado pela apresentação do gerente do Sebrae GO na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil; e o reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel, marcou presença. Ele destacou a importância que eventos como esse tem para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
INOVAÇÃO EM PAUTA
Um dos momentos mais aguardados do evento foi o painel sobre inovação no cenário local e atual, mediado por Ewerton Costa. O debate reuniu representantes da UniEvangélica, UEG e ACIA. O doutor e professor Cláudio Stacheira enfatizou a importância da pesquisa para a criação de soluções inovadoras. “Inovação não nasce do nada, ela é resultado de um processo científico. Um exemplo é o travesseiro usado por astronautas, que hoje é um item comercializável”, explicou.
Enfatizou que a base para o ambiente de inovação é a formação de um bom profissional e que isso acontece na graduação, alertando para a impaciência no processo: “toda ideia precisa de um processo de maturação e ciência é a ferramenta para isso, continuem com o vínculo com a universidade mesmo depois de formados, a graduação é o início e não o fim”, alertou.
Já o professor Matheus Carvalho ressaltou o incentivo da UniEvangélica a projetos inovadores e a participação em desafios nacionais. Freud Oliveira, diretor da ACIA, destacou o papel de Anápolis na economia e as decisões estratégicas da Entidade que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, como a implantação da Ala 2, antiga Base Aérea.

TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Entre os destaques da programação, as palestras abordaram desde o mundo das startups até o uso de inteligência artificial para validar ideias. Neto de Paula falou sobre o crescimento das startups no Brasil, enquanto Danilo Arantes explicou como validar rapidamente um projeto. Rafael Santos, consultor de marketing, apresentou estratégias de baixo custo para impulsionar negócios, e Wilton Ferreira compartilhou sua trajetória de superação e empreendedorismo.
O especialista Gilson Leal encerrou a programação com uma demonstração prática de ferramentas de inteligência artificial, mostrando como elas podem ajudar empreendedores a testar protótipos e otimizar processos.
O Startup Day 2025 em Anápolis reuniu 170 participantes e encerrou suas atividades com um almoço oferecido pelo Sebrae, proporcionando um ambiente propício para networking e troca de experiências. A expectativa é que o evento tenha um impacto duradouro no fortalecimento do ecossistema de startups da cidade.
Texto e Fotos: Leidiana Batista