Na noite de 22 de outubro, a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) deu início ao VI CIPEEX – Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão, com uma cerimônia que reuniu autoridades, acadêmicos e grandes nomes da ciência nacional e internacional. O evento, realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, marca uma importante etapa no fortalecimento da pesquisa e da inovação no Brasil e no mundo.
DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que destacou a relevância de eventos como o CIPEEX para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do país. Também estiveram presentes o presidente da FAPEG, Marcos Arriel, o Presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE) e Chanceler da UniEVANGÉLICA, Augusto Cesar Ventura e o Reitor Carlos Hassel Mendes da Silva, que ressaltaram a importância do congresso para a disseminação do conhecimento e para a conexão entre academia e sociedade.
O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, Prof. Sandro Dutra e Silva, que também é professor visitante na Universidade de Harvard, destacou a abrangência do CIPEEX e a participação de palestrantes internacionais que trazem experiências e perspectivas de diferentes partes do mundo.
Entre os convidados de honra estiveram presente o Dr. Joe Warne, da Technological University Dublin – Irlanda, o Dr. Carlos Cristi Montero, da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso – Chile, e a Dra. Veronica Cimolin, do Politécnico di Milano – Itália. Esses especialistas contribuirão ao longo da semana com palestras que abrangem áreas fundamentais da ciência, tecnologia e saúde, reforçando a importância da cooperação internacional na produção de conhecimento.
O VI CIPEEX segue até o dia 25 de outubro com uma programação diversificada, composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, que visam integrar ensino, pesquisa e extensão, além de promover debates sobre temas essenciais para o futuro da ciência e da sociedade.