Esporte

Galo enfrenta time de Rondônia na 1ª etapa da Copa Verde 2024

Esta é a primeira vez que o Anápolis Futebol Clube disputa essa competição regional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da Copa Verde 2024 e, com isso, o primeiro adversário do Anápolis já está definido, será o Porto Velho, de Rondônia. A decisão será em jogo único e deve acontecer no dia 21 ou 28 de fevereiro. Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis. O local da partida ainda não foi definido pela entidade máxima do futebol.

Ao todo, são 16 equipes disputando oito vagas para a segunda fase, onde encontrarão os clubes mais bem ranqueados do Norte e Centro-Oeste do Brasil. Participam também equipes do Espírito Santo. Caso vença o Porto Velho, o Galo da Comarca já tem o adversário da fase seguinte definido, o Cuiabá, equipe do Mato Grosso que está na Primeira Divisão do futebol nacional há quatro anos.

Além do Anápolis, o Goiás, atual campeão, e o Vila Nova, representarão o estado no torneio. Como já estão na segunda fase, o Esmeraldino e o Tigrão aguardam os vencedores dos confrontos União-MT x Costa Rica-MS e Real Noroeste-ES x Rio Branco-ES, respectivamente.

Copa Verde

A Copa Verde 2024 será dividida em cinco fases, sendo a primeira e a segunda decididas em jogo único. A partir das quartas de final os confrontos passarão a ser disputados em ida e volta. As datas da final estão pré-definidas para os dias 24 de abril e 05 de maio. O Paysandu é a equipe mais vitoriosa e recordista em finais, com sete decisões em 10 Tricolor faz amistosos e Winck avalia formação. Três amistosos depois, o técnico Luiz Carlos Winck ainda estuda qual formação deve utilizar no início do Campeonato Goiano. O treinador fez variações de 4-4-2, 4-1-4- 1 e 4-2-3-1 nos embates com o time sub-20 do Trindade, Real Brasília e Ceilandense. A ideia é fazer todos os testes possíveis, justamente para ter opções de diferentes esquemas quando a temporada começar.

Ano movimentado

O Galo da Comarca tem um ano movimentado. Nas quatro competições agendadas (Goianão, Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileirão da Série D) é possível que a equipe entre em campo até 59 vezes, em caso de chegar às decisões, e, por isso, o trabalho é para evitar desgaste e prevenir lesões ao longo de 2024.

“São vários campeonatos que temos pela frente. E vamos precisar rodar bastante a equipe. Vai ser um jogo em cima do outro. O Campeonato Goiano é quarta e domingo, é muito rápido, e temos que ter cuidado”, disse Winck ao Mais Esporte Anápolis. Nos testes que fez na pré-temporada, o Tricolor venceu o Trindade sub-20, em dezembro, por 2 a 0 na Boa Vista, derrotou o Real Brasília, no Distrito Federal, por 2 a 1, e empatou com o Ceilandense em 1 a 1 no domingo (7), no CT Walterci de Melo.

“Estamos em busca da melhor formação e da melhor performance para a equipe dentro dos jogos-treino. A gente já tem uma ideia de equipe titular. Agora é trabalhar nessa última parte (da pré-temporada) que temos. Vamos trabalhar bastante para fazer uma bela estreia no Campeonato Goiano”, ressaltou.

Todo o elenco – que já treina sob as ordens de Winck desde 8 de dezembro – pôde atuar nos confrontos e recebeu elogios do comandante. “Há uma disputa boa, sadia, em várias posições. Estamos errando menos que no ano passado nas contratações”, avaliou o profissional.

Prioridade é o Goianão

O treinador já vai para seu quarto ano à frente do Anápolis, numa rara gestão longeva no futebol brasileiro. Ele auxiliou na montagem do plantel e, novamente, tem objetivos ousados, no plano de ascensão tricolor. A prioridade é o Goianão, que vale vaga na Série D de 2025 e na Copa do Brasil. “Isso é importantíssimo para o clube”, frisa o técnico. Nas copas, o Galo, claro, quer avançar, mas sem comprometer o planejamento para o estadual.

“Na Copa Verde e na Copa do Brasil, vamos conforme a possibilidade de avançar de fases”, destacou Winck. O Anápolis ainda não tem outros jogos-treino marcados. A estreia no Campeonato Goiano de 2024 será no dia 17 de janeiro, uma quarta-feira, diante do Goianésia, no estádio Valdeir José de Oliveira, no Vale do São Patrício. edições e três títulos.

O Anápolis ainda aguarda a definição da CBF para a data do sorteio da primeira fase da Copa do Brasil, que terá sua primeira rodada de jogos no dia 21 de fevereiro. Na competição nacional o adversário deve ser um time de divisões superiores: Juventude, Sport, CRB, Criciúma, Sampaio Corrêa, Tombense, Ituano, Operário-PR, ABC ou Remo. Porém, a decisão será em solo goiano.

Otimismo

O presidente do Anápolis, Marlon Caiado disse ao DM Anápolis nesta segunda-feira, 8, que o clube encara o ano de 2024 com “otimismo”. Segundo ele, é histórica a participação do Tricolor da Boa Vista em quatro competições na mesma temporada: Copa Verde, Copa do Brasil, Goiano da 1ª Divisão e Brasileiro da Série D.

“Estamos preparados para esse desafio. Este é um ano para o clube consolidar sua força regional e nacional”, disse. O fato de disputar simultaneamente três das quatro competições previstas para o ano, analisou Marlon Caiado, é tranquilo para o clube.

Segundo ele, é um facilitador para a manutenção do elenco. Ao contrário do passado, quando da disputa de competições em épocas espaçadas, que forçavam o clube a montar elenco duas e até três vezes ao ano. Era mais dispendioso financeiramente. Marlon Caiado disse ainda que a diretoria tricolor recebeu com serenidade a definição do adversário do Galo na 1ª fase da Copa Verde, o Porto Velho (RO).

O presidente tricolor disse que o primeiro passo é respeitar o adversário. Comentou ainda que vê boas possibilidades de avançar para a 2ª fase. Marlon elogiou o trabalho do técnico Luiz Carlos Winck e disse que está satisfeito com a qualidade técnica do elenco montado para a temporada.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?