Meio Ambiente

Capital europeia registra temperatura negativa recorde

As temperaturas baixas são a característica do inverno, mas nos últimos dias vários recordes têm sido batidos neste âmbito, no continente europeu.

Na madrugada do passado dia 6, dia em que se celebra o Dia de Reis em muitos países da Europa, a capital da Noruega, Oslo, registou um recorde de temperatura negativa: -31,1°C! Este valor foi registrado em uma estação meteorológica perto da localidade de Bjornholt, a cerca de 20 km a Norte do centro da cidade de Oslo, mas ainda dentro dos limites do município. Esta é a primeira vez que as temperaturas ficam abaixo dos -30°C, nesta área.

Esse patamar de temperaturas baixas está enquadrado em uma onda de frio que tem assolado Norte da Europa na última semana.

Para que se tenha uma ideia da dimensão do frio que faz naquela região, nesta estação meteorológica em específico, a temperatura mais elevada que se registou na sexta e no sábado foi de -21,9°C! Ao início da manhã de sábado, os termômetros marcavam -29°C, mas a sensação térmica era de -37°C, um valor de temperatura considerado bastante baixo, mesmo para aquelas latitudes, onde vivem populações habituadas a frio e a temperaturas negativas.

As vagas de frio correspondem a períodos de tempo, de pelos menos seis dias, em que as temperaturas mínimas médias são inferiores em 5°C ao valor de referência.

Já no centro da capital norueguesa, os termômetros não desceram abaixo dos -21,5°C, mas na estação meteorológica de Oslo-Blindern, que se situa no Noroeste da cidade, as temperaturas atingiram os -23°C, o que também representa um recorde. Essa é a temperatura mínima mais baixa registrada desde janeiro de 1987, quando os termômetros atingiram os -23,2°C. Para além deste ano, só em 1985, 1966 e 1941 foram registradas temperaturas tão baixas na região.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?