Mundo

Extrema direita vence 1º turno das eleições legislativas na França

O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) de Marine Le Pen e seus aliados conquistaram mais de 34% dos votos

A extrema direita venceu neste domingo (30) o primeiro turno de eleições legislativas cruciais na França, onde as forças de centro-direita do presidente Emmanuel Macron ficaram em terceiro lugar, atrás da esquerda, de acordo com as primeiras estimativas.

O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) de Marine Le Pen e seus aliados conquistaram mais de 34% dos votos, mas terão que aguardar o segundo turno em 7 de julho para saber se alcançam a maioria absoluta na Assembleia Nacional (Câmara baixa).

“Nós precisamos de uma maioria absoluta”, disse Le Pen aos apoiadores em Hénin-Beaumont, no norte da França. Os franceses “emitiram um veredicto inquestionável”, afirmou seu candidato a primeiro-ministro, Jordan Bardella, de Paris. A aliança de Macron obteve entre 20,5% e 21,5%, ficando atrás da coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP), que teria entre 28,5% e 29,1% dos votos, segundo as primeiras estimativas dos institutos de pesquisa Ifop e Ipsos. A ascensão da extrema direita ao poder, pela primeira vez desde a libertação da ocupação nazista em 1945, poderia adicionar mais um país na União Europeia governado por essa tendência, como aconteceu na Itália.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?