Turismo

COMTUR reafirma integração com eventos da ABRASEL

Em mais uma reunião ordinária o COMTUR ressalta o potencial turístico de Anápolis e reafirma sua integração com eventos da ABRASEL

Na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Anápolis (COMTUR), realizada no início deste mês de junho no CEITec, estiveram presentes, além dos conselheiros, os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Francisco Lopes e Hudiery Santos. Também participaram proprietários de estabelecimentos gastronômicos renomados de Anápolis, José Vasco (Petiscaria Ruinzim), Flávio Castro (Costela de Vaca) e Gilberto de Castro (Hipper Pizza).

O encontro teve como pauta principal a inclusão de Anápolis no calendário de eventos da ABRASEL, com destaque para o Brasil Sabores e o Festival Bar em Bar, iniciativas que valorizam a cultura gastronômica regional e promovem visibilidade nacional para os estabelecimentos locais.

Caminhos Santos

Outro importante tema abordado foi a apresentação do programa “Caminhos Santos”, lançado recentemente na Matriz de Santana, em Anápolis. O projeto simboliza a jornada da Sagrada Família, posicionando Anápolis como a “Casa dos Avós”, Abadia de Goiás como a “Casa da Mãe”, Trindade como a “Casa do Pai” e Goiânia como o “Santuário”. Trata-se de uma proposta inovadora de turismo religioso que pode consolidar o município como um dos principais pontos do roteiro de fé no Centro-Oeste.

Durante a reunião, ficou evidente o grande potencial de Anápolis para o turismo de negócios, religioso e ecológico, dada sua posição estratégica entre Brasília e Goiânia e sua diversidade de atrativos locais. Entre os destaques naturais estão o Parque Ipiranga, o Parque das Águas e o Jardim Botânico de Anápolis, uma das maiores áreas verdes urbanas da região, ideal para atividades de lazer, contemplação da natureza e educação ambiental. Além disso, o município conta com mais oito parques ambienais, o Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho, feiras tradicionais, igrejas centenárias e uma rica cultura gastronômica.

Contudo, também foram reconhecidos os desafios que ainda limitam o pleno desenvolvimento do setor. Nesse sentido, ressaltou-se a necessidade de uma atuação estratégica do COMTUR, pautada em planejamento integrado, parcerias público-privadas, promoção dos atrativos turísticos e valorização da identidade cultural local.

O fortalecimento do turismo em suas diversas vertentes — negócios, religioso, ecológico e gastronômico — pode se tornar um diferencial competitivo para Anápolis, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico e social sustentável do município.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?