Meio Ambiente

Acontece hoje o Encontro Internacional ‘Escola Amiga Wash”

Evento acontecerá no SESC do bairro Jundiaí

Acontece hoje, a partir das 14 horas no Auditório do SESC Jundiaí, em Anápolis o Encontro Internacional “Escola Amiga WASH”, encerrando um ciclo de 6 anos de projetos realizados em 48 escolas municipais de Anápolis.

O Encontro Internacional “Escola Amiga WASH”, realizado em escolas de Anápolis pelo Instituto 4 Elementos, certificou 83 crianças em embaixadores do meio ambiente.

Melhorar a segurança hídrica e tornar as escolas espaços educadores sustentáveis são os principais objetivos do Instituto 4 Elementos e de seus parceiros brasileiros e italianos ao implementar os projetos de cooperação internacional – “WASH nas escolas”, “Recriar o pátio da escola” e “Camaleon: gotas que transformam a terra” que foram realizados em 48 escolas municipais de Anápolis de 2018 a 2024.

O objetivo do evento foi mostrar os resultados dos três projetos à comunidade escolar e aos stakeholders. Carmencita Tonelini, presidente do Instituto 4 elementos e organizadora do evento apresentou os resultados alcançados pelos projetos, cujo objetivos foram melhorar a qualidade da água, higiene e saneamento em 48 escolas municipais e implementar boas práticas de gestão WASH (água, saneamento e higiene) nas escolas, além de realizar a educação ambiental e formação de alunos e professores.

Os projetos beneficiaram mais de 20 mil estudantes, foram realizadas 5000 análises microbiológicas  das águas dos bebedouros, caixas de água, poço ou rede hídrica; foram distribuídos 510 dispensers e 2500 L de sabão líquido às escolas, implementação de horta em 1 escola, doação de caixa de água de 5 mil L, doação de 12 kit de lixeira para coleta seletiva, formação de 150 embaixadores, 3 cursos de formação para 65 professores, criação de 4 gibis educativos, criação das diretrizes «Escola Amiga WASH, publicação na Itália do livro “Wash in schools 36” e impressão de 1000 cópias em italiano, 2 prêmios internacionais.

Três instituições italianas e três brasileiras financiaram os projetos: Fondazione Sipec, Fondazione Museke, Acque Bresciane, Mosaic, Tham construtora e Sindicato dos metalúrgicos de Anápolis. O projeto contou também com o apoio de universidades (UEG, UFG, UniEvangelica, IFG, PUC e Universidade de Brescia), da Secretaria de Educação e de Meio Ambiente de Anápolis e do CeTAmb (Centro de tecnologia apropriada para a gestão ambiental em países com recursos limitados) da Itália.

Durante o evento 83 crianças das escolas municipais Dona Alexandrina e João Amélio receberam o título de “embaixadores WASH” através certificado e medalhas, e 14 diretores receberam o “Selo escola Amiga WASH”.

O título foi concedido às crianças do 4º e 5º ano das escolas que passaram por um período de formação onde confrontaram as problemáticas ambientais e propuseram soluções para o bairro, a escola, a cidade e o planeta.

As crianças apresentaram uma carta de intenções onde mostraram os problemas e as soluções em relação aos 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Os principais problemas abordados foram o desperdício de água, a falta de tratamento de esgoto, o desmatamento, o desperdício de energia, a grande quantidade de lixo, a poluição do ar, a alimentação industrializada com conservantes, corantes, estabilizantes.  A carta foi entregue assinada pelas crianças às vereadoras presentes -Thais Souza, Andreia Resende e capitã Elizete.

Desenhos dos alunos das duas escolas decoraram o saguão do auditório do Sesc onde foi servido um lanche vegetariano. Segundo Carmencita Tonelini, além de divulgar os resultados do projeto, o evento foi organizado de forma a ser resíduo zero e plástico zero com o objetivo de mostrar que é possível não gerar resíduos em eventos ambientais, e conscientizar as pessoas sobre a não geração de resíduos. Também foi levantada a questão da importância de respeitar todas as formas de vida, onde foi servido um lanche vegetariano no final das apresentações.

Para mais informações: Carmencita Tonelini – Presidente Instituto 4 elementos – Contato: Whatsapp: +39 3420362462 (Itália) – Celular: 62 993149678 – www.instituto4elementos.org

O Instituto 4 elementos: Centro de Estudo e Tecnologia Apropriada ao Desenvolvimento é uma associação de caráter socioambiental sem fins lucrativos, criado em 2007. Foi pioneiro no Estado de Goiás na campanha e coleta de óleo de fritura para produção de biocombustíveis e sabão. Em 2014 iniciou um novo caminho com a finalidade de promover o conhecimento, o estudo e as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento sustentável, tecnológico, humano e social. Importante ressaltar que os projetos do Instituto 4 Elementos buscam contemplar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

www.instituto4elementos.org

Acque Bresciane trata da gestão do Serviço Integrado de Águas (composto por todos os serviços públicos de captação, adução e distribuição de água para uso civil, esgotos e depuração de águas residuais) no território dos Municípios da Província de Brescia. Acque Bresciane desenvolve seu serviço de forma sustentável respeitando a relação custo-benefício da gestão do serviço integrado de água dentro de um mercado regulado. A gestão sustentável do ciclo integrado da água, a defesa e valorização do recurso, a qualidade da água potável e a gestão da água purificada constituem a principal missão da Acque Bresciane, que pretende garantir o acesso universal e seguro à água na sua área servida no pleno respeito do equilíbrio ambiental presente e futuro.

www.acquebresciane.it

A Fundação Sipec é uma organização sem fins lucrativos para estimular intervenções de desenvolvimento socioeconômico na Itália e no exterior reconhecida pela Agência Italiana de Cooperação e Desenvolvimento. Promove e implementa iniciativas de educação, estudo, pesquisa, planejamento e gestão territorial, que se encontram em condições de penúria, marginalização ou em qualquer caso em estado de dificuldade social e/ou econômica.

https://www.fonsipec.it/

A Fundação Museke trabalha com paixão e competência no campo da cooperação internacional, promovendo e implementando projetos abrangentes nas áreas da saúde, educação, social e formação. Fundada em valores de ética e desenvolvimento sustentável, a Fundação Museke visa garantir um futuro mais digno para quem vive em dificuldade, principalmente em países de baixa renda.

https://www.fondazionemuseke.org/

 

 

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?