Anápolis

CEITEC foi palco da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente

Evento teve lugar no auditório do CEITEC, ao lado do Parque Ipiranga

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está promovendo uma série de eventos com o tema “Adaptação das Cidades às Mudanças Climáticas”. Palestras, atividades educativas e visitas guiadas marcam a Semana do Meio Ambiente em Anápolis, que se estende até sexta-feira, dia 7. A programação iniciou-se na segunda-feira, dia 03, com a palestra do Tenente Darildo, biólogo e botânico do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que abordou a “Ecologia do Bioma Cerrado na Modernidade”, no Jardim Botânico. Na terça-feira, dia 04, foi da palestra sobre “Eletroeletrônicos, Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, ministrada por Marcos Antônio Elias Gomes, gestor ambiental, também no Jardim Botânico. Em seguida, Ane Emanoela Marinho Cavalcantes, bióloga da Diretoria de Meio Ambiente, conduziu a palestra “Desafios e Soluções Ambientais” no Porto Seco, com uma exibição no Cine Ambiental no mesmo local.

Hoje, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, iniciando-se às 08h, no auditório do CEITEC, registrando-se a presença também do vereador Wederson Lopes. O professor e Doutor Eduardo Argolo, pesquisador da UniEVANGÉLICA, foi o primeiro palestrante. Em seguida, Álvaro Gonçalo Rodrigues, engenheiro-agrônomo da Emater, ministrou a palestra “Dia Mundial do Meio Ambiente: agindo no presente para proteger o futuro” no Jardim Botânico. Às 10h, Antônio El Zayek coordenou debate sobre o tema “Cidades e as Mudanças Climáticas” no auditório do CEITec. A tarde será dedicada à visita dos alunos da APAE ao Viveiro Municipal, às 14h, proporcionando uma experiência prática e educativa.

Mudanças Climáticas

A programação do dia 06 começa com a palestra “Mudanças Climáticas e Surgimento de Doenças Emergentes e Reemergentes”, apresentada por Elisângela Borovoski, médica veterinária e pós-doutora, no auditório do CEITEC às 08h. Simultaneamente, Jeovane Antônio de Souza, engenheiro florestal do SENAR, falará sobre “Proteção, Conservação e Recuperação de Nascentes” no Jardim Botânico. Às 10h, o Corpo de Bombeiros abordará “Atenção às Queimadas durante as Mudanças Climáticas” no auditório do CEITec.

Encerrando a semana, no dia 07 de junho, uma série de palestras será realizada no auditório do CEITec. Às 08h, Thiago Freitas Vitorino, advogado ambiental e diretor de Meio Ambiente, discutirá a “Atualização na Legislação do Licenciamento Ambiental”. No mesmo horário, Milena Coelho, engenheira florestal, apresentará “Pró-Água: Políticas Públicas para a Conservação e Preservação do Meio Ambiente em Anápolis” no Jardim Botânico. Às 09h, Layane Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista da Ecovias Araguaia, abordará “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e seu Impacto no Meio Ambiente”. Finalizando o evento, às 10h, Rayane Siqueira, tecnóloga em saneamento ambiental, tratará da “Importância da Reciclagem”.

Para participar, basta comparecer no local e horário especificados. Não é necessário realizar inscrição prévia, sendo a entrada livre para todos os interessados em contribuir com o debate e as iniciativas voltadas para a preservação ambiental.

Thiago Vitorino e Wellington Martins (Comissão de Direito Ambiental da OAB), prestigiaram a iniciativa

Meio Ambiente

A Prefeitura de Anápolis é referência em Goiás quando o assunto é meio ambiente. A cidade obteve nota máxima no ICMS Ecológico em todos os anos desde a instituição do mecanismo por parte do Governo do Estado. O desempenho rendeu cerca de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

Nos últimos sete anos, também foram inaugurados seis novos parques, sete novas praças e 14 Estações do Esporte, ampliando a área verde no município. Mais de 30 equipamentos semelhantes estão em obras ou em fase de licitação.

Thiago Vitorino, Diretor de Meio Ambiente da SEMMA e Odilon Rosa, representando a ACIA no evento

Anápolis também foi pioneira na contratação de um Plano de Drenagem que vai resolver, quando totalmente implantado, o problema das enchentes na cidade. O projeto foi pensado pelo renomado ambientalista Antônio El-Zayek e já começou a ser executado, com implantação de jardins de chuva na região Sul.

Na manhã desta quarta-feira, a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro, conclamou a população anapolina a participar das ações atuais e futuras voltadas para a recuperação e preservação do meio ambiente. VEJA VÍDEO:

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?