AnápolisMeio Ambiente

COMDEMAS reforça protagonismo ambiental

Em reunião ordinária Conselho aprova moção de urgência na revitalização do Córrego João Cesário

Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Anápolis aprova todas as propostas das câmaras técnicas e urgência na execução do projeto de revitalização do João Cesário

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Anápolis (COMDEMAS) reafirmou, em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 14/10, seu papel como um dos principais instrumentos de governança ambiental e participação social do município.

Durante o encontro, foram aprovadas todas as propostas e ações apresentadas pelas Câmaras Técnicas, fortalecendo o planejamento ambiental e reforçando o compromisso do Conselho com a sustentabilidade e o futuro verde de Anápolis.

Câmaras Técnicas fortalecem a agenda ambiental

As Câmaras Técnicas do COMDEMAS apresentaram relatórios e recomendações sobre recuperação de nascentes, arborização urbana, drenagem sustentável, gestão de resíduos sólidos e revitalização de áreas degradadas, dentre outras e todas as propostas foram aprovadas por unanimidade, consolidando o Conselho como um espaço de diálogo técnico, democrático e propositivo.

“O COMDEMAS não apenas debate, mas propõe e acompanha a execução das ações. Nosso foco é garantir resultados concretos para o meio ambiente e para a população. Temos atuado em questões como o lançamento de resíduos sólidos e esgoto clandestino nos cursos d’água e recebemos recursos para atuarmos com maior ênfase no projeto de macrodrenagem”,  destacou o presidente do Conselho e secretário municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Thiago de Sá Lima.

Thiago de Sá, Wederson Lopes, Thiago Vitorino e Sônia Barreto

Urgência na revitalização do João Cesário

Entre as decisões mais relevantes, o COMDEMAS aprovou moção solicitando aceleração no andamento e na execução, em caráter de urgência, do Projeto de Revitalização do Córrego João Cesário.
O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, recomendando medidas que redundem na abertura da licitação para que o início das obras ocorra o mais breve possível.

O Córrego João Cesário, um dos mais importantes cursos d’água urbanos de Anápolis, sofre há décadas com assoreamento, degradação das margens e acúmulo de resíduos.
O projeto de revitalização já conta com levantamentos e propostas técnicas praticamente concluídos, prevendo desassoreamento, drenagem, contenção das margens com gabiões, parques lineares e recomposição da vegetação nativa, assim como implantação de dois ou três parque lineares ao longo de seu curso de pouco mais de 3,5 quilômetros.

De acordo com o COMDEMAS, há recursos orçamentários da ordem de R$ 2,3 milhões previstos para a primeira fase do projeto.

João Bosco, Baltazar dos Santos e Odilon Rosa

Parcerias e participação da comunidade

A moção também incentiva parcerias com empresas e instituições localizadas na área de influência do córrego, por meio de termos de cooperação, adoção de áreas verdes e apoio técnico-financeiro.
A ideia é envolver a comunidade e o setor produtivo, reforçando o conceito de responsabilidade socioambiental compartilhada.

O engenheiro Thiago Vitorino, que acompanha o projeto desde suas primeiras etapas, destacou a importância do engajamento coletivo:

Nascente 02 do João Cesário, nos fundos do Anashoping
“A revitalização só será duradoura se houver integração entre poder público, empresas e comunidade. O João Cesário pode se tornar um exemplo de gestão ambiental participativa”, disse ele.

“Revitalizar o João Cesário, com iniciativa da prefeitura e apoio de toda a comunidade, notadamente das empresas e cidadãos situadas na área de abrangência do córrego, é um gesto de respeito à história da cidade e de compromisso com o seu futuro sustentável”, afirmou o conselheiro Odilon Alves Rosa durante a votação.

VEJA VÍDEO DA NASCENTE 02 DO CÓRREGO JOÃO CESÁRIO:

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo