O Salão de Negócios de Arte e Artesanato de Anápolis (SANARTE) acontece de 24 a 27 de outubro, no Centro de Convenções de Anápolis, com entrada gratuita, simultaneamente à EXPO ANÁPOLIS e à FEIRA DO EMPREENDEDOR SEBRAE. O evento é uma oportunidade para conhecer e adquirir produtos artesanais de qualidade, feitos por talentos da cidade.
Segundo o gerente regional do Sebrae, Sérgio Monturil, trata-se de um projeto itinerante que já foi realizado em diversos municípios de Goiás, desde 2008, com grande sucesso de público e negócios. A 2ª edição do ano de 2023 em Anápolis vai contar com mais de 30 artesãos, que vão expor e comercializar suas peças. “O evento conta com o nosso apoio e foi planejado com o objetivo proporcionar aos artistas e artesãos a divulgação e comercialização dos produtos artísticos e artesanais, realizando trocas de experiências e agregando a valorização da cultura desenvolvida por esses profissionais”, explica Sérgio.
Para outro parceiro, o Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVAN), o SANARTE é um evento profissional, com o objetivo de realizar negócios, lançar novos produtos, conquistar novos clientes, divulgar e promover os artistas e artesãos de Anápolis. “O público-alvo são órgãos ligados ao setor, profissionais em geral, importadores, varejistas e a comunidade em geral. O evento conta com estandes padronizados para expositores, pórtico de entrada principal e uma estrutura moderna e confortável no Centro de Convenções de Anápolis”, relata o presidente Air Ganzarolli. O SANARTE também é Apoiado pela Copa Limpa.
Um setor em ascensão
O artesanato brasileiro é uma expressão artística e cultural que transcende fronteiras. Com criatividade e habilidade, os artesãos transformam matéria-prima bruta em obras de arte, utilizando recursos naturais como barro, folhas, pedras e areias. Esses produtos têm conquistado espaço em lojas de design sofisticadas na Itália, França, Portugal e nos Estados Unidos, movimentando anualmente cerca de 28 bilhões de reais, equivalente a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além de impulsionar a economia nacional, o artesanato desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável de regiões com potencial produtivo, proporcionando oportunidades de emprego e melhorando a qualidade de vida das famílias envolvidas.
O setor de arte e artesanato de Anápolis é um exemplo notável desse potencial criativo. Ali, encontramos artistas e artesãos reconhecidos e premiados em diversos países, orgulhosos de preservar suas tradições e contribuir para a riqueza cultural do Brasil. O apoio a esses talentos locais não só promove o desenvolvimento econômico da região, mas também preserva nossa herança cultural, garantindo que as gerações futuras possam apreciar a beleza única do artesanato brasileiro. (Nexo Mídia)