O projeto resultou no plantio de mais de 1000 mudas em uma semana. A ação envolve ainda a Prefeitura local; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a Usina de Açúcar, Álcool e Energia Cooper-Rubi; Saneago; Projeto Córrego da Serra e ainda a Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio e Colégio Estadual Levindo Borba. Acadêmicos e docentes dos Cursos de Administração e Direito participaram da atividade.
Projeto
O Projeto Virada Ambiental é uma ação de mobilização da sociedade para fomentar o plantio de espécies vegetais nativas, visando o resgate da biodiversidade e a recuperação dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. A iniciativa é feita em conjunto com parceiros, como UniEVANGÉLICA – Campus Rubiataba; FAEG Jovem; Banco Sicoob do Vale; Colégio de Ensino Integral Raimundo Santana Amaral; Saneago; Colégio Pedro Alvares de Moura; Equipe Ambiental Usina Cooper-Rubi; Colégio Levindo Borba; Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMMAM; Projeto Córrego da Serra; entidades civis e municipais.
O projeto busca ainda conscientizar a todos sobre a degradação dos biomas, que traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação tem o poder de capturar o carbono da atmosfera, principal responsável pelo efeito estufa e, além disso, regula o fluxo de água, os níveis dos lençóis freáticos, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a conservação da diversidade biológica.
A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Com informações da Prefeitura Municipal de Rubiataba