Meio Ambiente

Parques ambientais: vandalismo continua impune

Impunidade favorece ações de vandalismo e quem perde somos todos nós

Na manhã de 14/11/2024, foi realizado o plantio de 10 araucárias no Parque Antônio Marmo Canedo, em Anápolis (GO), também denominado Parque da Criança ou Parque da Matinha, uma experiência inédita que visa observar o desenvolvimento de espécies de outro bioma em uma região de Cerrado com predominância de espécies remanescentes do Mato Grosso goiano.

Numa área do mais antigo parque ambiental da cidade, diretores e servidores da Secretaria de Meio Ambiente, foi realizado o plantio das árvores doadas por Carlos Roberto de Carvalho, o Betão, apelido carinhoso dado a ele por dezenas de amigos plantados em sua infância e juventude cuja amizade cresceu e floresceu e perdurou até o fim de sua vida.

Betão e os amigos do SESC em homenagem feita pela Planeta Água

Betão, ex-empresário da banda Os Littles, ex-funcionário do Banco Central e ex-membro do Grupo dos Amigos do SESC de Anápolis da década de 1960, completaria 75 anos em 13/11, mas faleceu dois dias antes e não pode presenciar a concretização de seu desejo de ver as mudas de araucária plantadas e preservadas no Parque da Matinha.

Parque da Matinha

União de esforços

O plantio das mudas doadas por Betão foi realizado no período da manhã sob a coordenação de Diogo Moreira Bento Correia, Luana Maria de Oliveira Lisboa e Marco Antônio Botosso, diretor e gerentes da SEMMA, com a participação de servidores da secretaria e também de Odilon Alves Rosa, diretor do site e revista Planeta, acompanhado por Julia de Morais e Jesus Batista de Morais que integram a equipe do veículo de comunicação.

Vandalismo

Mesmo com todo o empenho de servidores municipais que cuidam do Parque da Matinha, o vandalismo, uma vez mais, demonstrou sua força e seu crescimento em virtude da impunidade: das 10 mudas de araucária plantadas, apenas quatro ainda resistem mas, podem, a qualquer momento, desaparecer. Infelizmente, a falta de consciência ambiental ainda prevalece sobre as ações ambientais praticadas pela minoria e quem perde com isso não é apenas o planeta, mas todos nós.

Veja estado atual das mudas restantes na área do plantio das araucárias:

Somente com vigilância e punição será possível preservar o que restou das araucárias.

VEJA VÍDEO:

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?