O helicóptero em que viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente no domingo (19) e não há sobreviventes, informou a TV estatal iraniana. A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital do Irã.
Um vídeo da agência Reuters mostra o momento em que os destroços da aeronave foram encontrados.
A Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA) reportou que o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa. À Reuters, um oficial iraniano afirmou mais cedo, antes de confirmarem as mortes, que estavam esperançosos, “mas que as informações sobre o acidente são preocupantes”.
Horas após o acidente, o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à TV estatal que as equipes estavam a caminho da região, mas que, devido ao mau tempo e à neblina, poderiam levar algum tempo para chegarem ao helicóptero.
Só 12 horas após o acidente que o helicóptero foi achado. Além das dificuldades de acesso ao local, o tempo ruim dificultava os trabalhos de resgate. O helicóptero foi avistado por integrantes do Crescente Vermelho iraniano, organização irmã da Cruz Vermelha que atua em países islâmicos, depois que um drone foi enviado pela Turquia com sensores de calor para identificar o local da queda.
Raisi estava viajando pela província iraniana do Azerbaijão Oriental. A TV estatal descreveu a área do incidente como sendo perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã.