De 11 a 13/09, Brasília sediou o I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Centro-Oeste, realizado no Auditório Flávio Terra Barth da Agência Nacional de Águas, quando foi abordado o tema “Os desafios de implementar uma gestão hídrica descentralizada, compartilhada e participativa”.
O evento foi uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, juntamente com os Fóruns e Comitês de Bacias Hidrográficas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com apoio do CBH Paranaíba, Comitê Interestadual.
Marcos Antônio, membro do COMDEMAS, Conselho Municipal de Meio e Saneamento de Anápolis, participou do evento e frisou: “Foi uma oportunidade para aumento dos nossos conhecimentos sobre o assunto e também de contribuição com ideias e sugestões para alcançarmos o objetivo maior que é um trabalho conjunto e sincronizado em prol dessa que é maior riqueza do Cerrado, as águas que formam a caixa d’água da América Latina”.
A efetivação do I ERCOB Centro Oeste visou também o fortalecimento, integração e cooperação na gestão de recursos hídricos entre os comitês de bacias hidrográficas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, por meio de estratégias de preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.
Os objetivos comuns do evento foram: integrar os comitês de bacias hidrográficas da região centro oeste; dialogar e trocar experiências sobre temas que estão nas pautas dos colegiados; estabelecer uma agenda propositiva de ações entre órgãos gestores e comitês de bacias hidrográficas e fortalecer a participação da sociedade civil, dos usuários e poder público nos comitês de bacias hidrográficas.
Veja vídeo do Lago Corumbá IV feito por Eduardo Gontijo e confira as belezas do reservatório formado pelas águas da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbá.
VEJA VÍDEO: