Moradores temem que planos de manejo do Parque e da APA dos Pireneus possam permitir desmatamento imobiliário para a formação de chácaras, assentamentos, ecovilas, condomínios, uso de multipropriedade (Time Share) ou lazer.
Como o Plano Diretor elaborado negligentemente não passou, a Semad – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou no dia 18/08, uma Consulta Pública com os moradores, para apresentação dos Planos de Manejo do Parque Estadual do Pireneus e da Área de Proteção Ambiental dos Pireneus. Nele, muitas propostas apresentadas geraram dúvidas e descontentamento aos presentes.
Durante a reunião, que aconteceu no auditório da UEG, após representante da Semad ler a minuta e apresentar explicações pertinentes ao documento, os moradores puderam opinar e dar suas contribuições ao texto final, que será oficializado depois de 28 de agosto.
O item 3 da minuta do Plano de Manejo da APA dos Pireneus, deixou a maioria indignada. “Neste parágrafo, acrescentado de última hora ao documento, o documento contraria os anseios da população pirenopolina que se preocupa com a preservação da região”, afirmam moradores.
O item acrescido ao Plano de Manejo diz:
“‘As normas específicas da Zona de Uso Restrito
Item 3 – É permitido o uso do solo, em imóveis rurais, decorrente de desmatamento imobiliário, para a formação de chácaras, assentamentos, ecovilas, condomínios, uso de multipropriedade, uso por multiresidência ou lazer, observada a legalização de regência sobre a natureza da ocupação em áreas rurais, mantendo taxa de impermeabilização máxima de 25% da área do imóvel e fração dos lotes não inferior ao módulo rural. Nas áreas de Reserva Legal e remanescentes de vegetação nativa . É permitido o uso de recursos naturais de forma eventual ou baixo impacto”.
Revoltados, os presentes disseram que se o documento for aprovado do jeito que está, com a permissão da ocupação urbana do Morro dos Pireneus, colocará em risco rios e ribeirões, inúmeras nascentes, matas preservadas, sitios arqueológicos, comprometendo toda a região.
A Semad disse que abriu um canal de comunicação onde a população pode contribuir com sugestões e críticas, para finalizarem o documento. Todas as pessoas podem mandar um e-mail com sua com sua opinião sobre o Plano de Manejo do Parque e da APA dos Pireneus.
Todas as nascente localizadas no Morro dos Pireneus correm riscos com a ocupação urbana nos Pireneus. Todos podem se manifestar mandando anexar ao processo os seus pedidos. Enviar para: gap.meioambiente@goias.go.br .
Fazem parte da APAP: Rio das Almas, Ribeirão do Inferno, Rio Corumbá, entre outros afluentes menores. Estes rios abrigam um potencial hidrelétrico muito importante para o abastecimento de energia da região.
Veja no @pirenopolisonline a opinião de algumas pessoas gravadas durante a Consulta Púbica.