Assim como vem ocorrendo em inúmeras cidades do interior de São Paulo a fumaça dos incêndios que se alastram por aquele e pela maioria do estados das regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste do país, chegou a Goiás neste domingo causando reações de surpresa e apreensão na população.
Boa parte da população do Centro-Oeste foi surpreendida logo pela manhã. Ao acordarem e olharem para o céu encoberto por densa fumaça gerada pelas incontáveis queimadas que se espalham praticamente por todo o Brasil, a população demonstrou preocupação e receio quanto à possível propagação da poluição provocada pelo homem que tomou conta dos céus e das cidades de diversos pontos da região, inclusive do Distrito Federal, Goiás e outras localidades.
Segundo revelou o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a densa fumaça é proveniente dos diversos incêndios ocorridos ao longo da semana. A corporação enfatizou que, apesar da fumaça, não havia registros de novos focos de incêndio nesta manhã. A seca na capital do país já ultrapassa 120 dias.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que Goiás marcou 2424 queimadas até o mês de agosto em 2024. Dessa forma, somente neste mês foram registradas 859 queimadas, sendo 203 focos de queimada entre o dia sexta-feira (23) e domingo (25).
Neste sábado (24), Goiás e outros sete estados estavam com alto risco de incêndio, de acordo com o instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Voos de ao menos três companhias aéreas, Azul, Latam e Voepass foram cancelados devido a gigantesca e imensurável nuvem de fumaça que cobre vários estados.
(Vídeo e fotos Sofia de Morais e Aurélio Rosa – Revista Planeta Água)
VEJA VÍDEO: