Construído com recursos do Anápolis Investe, o Jardim Botânico conclui o cinturão verde da região formado também pelo Parque das Águas e Parque Ipiranga com mais de 45 mil metros quadrados de área sustentável no bairro Jundiaí.
O mais novo cartão postal de Anápolis está pronto e foi entregue à população em solenidade de inauguração ocorrida na tarde desta quinta-feira, 14. Com uma área total de 25.480 metros quadrados, o Jardim Botânico de Anápolis conta com área verde, lago natural, plantas aquáticas, viveiro e estufa, trilha ecológica monitorada, banheiros, quiosques, estacionamentos, dentre outras atrações.
O prefeito Roberto Naves destacou a importância de cuidar das pessoas e disse que “cuidando do meio ambiente, estamos cuidando das pessoas ao melhorarmos a qualidade de vida da população”. Num momento crucial para a humanidade, ameaçada pelas mudanças climáticas, precisamos intensificar as ações locais como forma de recuperarmos e preservarmos o planeta, afirmou.
A solenidade de inauguração, realizada na entrada do Jardim Botânico, contou com a presença do prefeito Roberto Naves, vice-prefeito Márcio Cândido, primeira-dama Vivian Naves e da ex-senadora Lúcia Vânia responsável pela emenda que destinou os recursos para a realização da obra a pedido do vereador Jakson Charles, vice-presidente da Câmara Municipal de Anápolis. Vereadores, lideranças classistas e comunitárias também participaram do momento considerado histórico para o meio ambiente. Odilon Alves representou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA, Luiz Ledra.
A ex-senadora e ex-primeira-dama de Anápolis, Lúcia Vânia, também alertou para as consequências do aquecimento global e elogiou a iniciativa do prefeito Roberto Naves de investir na recuperação e na preservação ambiental como vem fazendo ao longo de suas duas gestões. Destacou também o trabalho realizado pela primeira-dama, Vivian Naves e se disse profundamente emocionada por estar de volta a Anápolis num momento tão importante para os anapolinos.
No Jardim Botânico as espécies nativas estão sendo catalogadas, os passeios serão realizados na trilha que foi preservada e as piscinas naturais foram reativadas. Foi realizado plantio de novas mudas nativas e o local também será usado para que aulas sejam ministradas, despertando as futuras gerações para soluções baseadas na natureza.
A área conta ainda com o Memorial Ipiranga, no qual está exposto o acervo de equipamentos do antigo Clube Ipiranga, além de espaços de convivência, ilha da fonte e esculturas. Conta, ainda, com quiosque para aulas, apresentações e serviços centrais; jardins sensorial e japonês; alameda das plantas carnívoras e das orquídeas; trilha ecológica monitorada Caminho das Águas; mirante de saída da água; e apoio para área de pesquisa.
O Jardim Botânico estará aberto de terça a domingo, das 08 às 18 horas.