
Nos últimos dias, a redação da Revista Planeta Água recebeu diversos telefonemas e mensagens de moradores com dúvidas sobre o suposto fechamento do estacionamento do Ginásio Internacional Newton de Faria, localizado na Av. Senador José Lourenço Dias, às margens do Ribeirão das Antas. Algumas pessoas afirmam que não estão conseguindo usar o espaço para estacionar, o que gerou especulações.
Fomos atrás da Secretaria Municipal de Esportes para apurar os fatos. Segundo o secretário Divino Antônio Santa Cruz, não há “fechamento” do estacionamento, como chegou a circular entre a população. Ele esclareceu que:
O estacionamento continua aberto para uso dos funcionários da Secretaria de Esporte.
Também permanece disponível para o público em geral participante de eventos, como nos Jogos da Primavera, quando, por exemplo, pais levam seus filhos.
“Não podemos manter um estacionamento para uso do público que não tenha alguma necessidade de aqui estacionar para aqui tratar de questões pertinentes à secretaria, ao ginásio, ao esporte”, afirmou o secretário.
Existe convênio firmado com a Academia Sérgio Borges para liberação de aproximadamente 80 vagas para crianças carentes, como contrapartida ao uso do estacionamento.

Contexto e histórico
O Ginásio Newton de Faria é um ponto central nas atividades esportivas e culturais de Anápolis. Ele já sediou competições de futsal, torneios de artes marciais, festivais e eventos sociais, campeonatos de vôlei, basquete e handball e vários outros eventos.
Há também projetos em andamento que envolvem regulamentações relacionadas ao estacionamento em ginásios públicos. Recentemente, a Prefeitura discutiu a possibilidade de taxar estacionamentos no Ginásio Internacional Newton de Faria e no Estádio Jonas Duarte para formação de um fundo destinado ao esporte