A capacidade de geração de energia no Brasil deverá ter um crescimento expansivo nos próximos anos por causa das fontes renováveis.
A afirmação foi feita por Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), nesta terça-feira (05), em evento de comemoração dos 25 anos da Huawei no país.
Atualmente, o Brasil conta com uma capacidade instalada de 195 GW de potência por meio de todas as suas fontes de energia.
De acordo com o executivo, mais de 150 GW já estão outorgados somente a partir das fontes renováveis.
Segundo Feitosa, grande parte da expansão prevista ocorrerá por meio da implantação de usinas de geração de energia solar e eólica.
Entre os desafios, Feitosa pontuou que será preciso preparar os sistemas de transmissão, operação e distribuição para assegurar ao mercado a geração e viabilidade de investimentos.
O executivo também falou durante o evento que o setor elétrico se inspira no de telecomunicações para promover o Mercado Livre de Energia, que a partir de janeiro de 2024 será ampliado para permitir que mais consumidores tenham acesso à energia por meio do fornecedor que preferirem.
“Temos um exemplo de vanguarda do setor de telecomunicações. Quando falamos do Mercado Livre de Energia, temos o exemplo da portabilidade, do acesso a qualquer operadora”, comentou.
“Seguramente, existem usuários de telefonia no Brasil que talvez nem tenham pacote de voz, apenas de dados, porque só precisam disso. É essa liberdade que queremos também no setor elétrico”, ressaltou Feitosa.