A era dos carros elétricos veio para ficar no Brasil. E o ano de 2024 já começou mostrando como esse é um mercado em plena expansão. Dados da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostram que foram 12.026 unidades vendidas em janeiro, um absoluto recorde para o mês, quase o triplo do que foi vendido em janeiro do ano anterior (4.503).
Desde que modelos elétricos começaram a ser comercializados por aqui, a ABVE aponta que o mês de janeiro foi o segundo melhor em vendas. O único mês que fica acima é dezembro de 2023, quando foram vendidas 16.279 unidades.
O total de venda de carros elétricos no Brasil no ano passado foi de 93.247 unidades. Uma marca que a ABVE espera bater esse ano, sobretudo com um mês de janeiro que registrou números tão positivos e ficou acima das expectativas nas vendas.
Com relação às marcas que mais venderam, a BYD, montadora chinesa que desde o ano passado começou a investir fortemente no mercado brasileiro, é quem leva vantagem sobre as concorrentes. Confira com números as cinco montadoras que mais comercializaram carros elétricos aqui no Brasil em janeiro de 2024:
- BYD: 4.298
- GWM: 2.315
- Toyota: 1.593
- CAOA Chery: 752
- Volvo: 668
Todas as regiões do Brasil foram afetadas pela alta nas vendas
O momento de crescimento nas vendas dos carros elétricos refletiu em todas as regiões do país em 2023, e nenhuma delas deixou de registrar alta nesse sentido. O destaque é a região Sudeste, que no último ano conseguiu aumento de 101% nas unidades vendidas.
O Nordeste foi outra região com grande crescimento nas vendas, que ficou em 91%. Na sequência vieram o Sul, com 82%, o Centro-Oeste com 73% e o Norte com 67%.