
O estudante Arthur Neves Pimenta, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Lúmen, em Anápolis (GO), alcançou um feito de grande destaque: acertou todas as questões da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma das principais competições científicas do país.
Arthur foi um dos 27 alunos do Lúmen que participaram da OBA este ano. Além dele, outros cinco estudantes também avançaram para a segunda fase da competição, o que evidencia o impacto positivo de uma iniciativa pedagógica estratégica adotada pela escola: a turma de aprofundamento ITA/IME e Olimpíadas, que funciona no contraturno e tem se consolidado como um dos principais diferenciais da instituição.
“Durante a correção das provas, ver que um dos alunos havia gabaritado a OBA foi uma surpresa marcante. É um feito que merece ser reconhecido e celebrado.” Afirma coordenador da turma de aprofundamento
Gabaritada simbólica
Com uma proposta diferenciada e foco no desenvolvimento de competências avançadas em exatas, a turma tem rendido excelentes frutos acadêmicos. A gabaritada de Arthur é simbólica: além de demonstrar domínio técnico, revela como o incentivo ao protagonismo estudantil e ao aprofundamento de conteúdos pode transformar realidades.
O Colégio Lúmen já é reconhecido por seu histórico de aprovações em vestibulares de prestígio, e agora se destaca também no cenário olímpico. A conquista de Arthur foi amplamente comemorada na escola, que já realizou uma divulgação interna e publicou em suas redes sociais uma foto do aluno com uma plaquinha onde se lê: “Eu fechei a prova da OBA” — expressão máxima de um trabalho bem-feito e de um caminho trilhado com dedicação.