
O curso de Direito do campus Senador Canedo da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) teve participação de destaque no 6º Congresso Brasileiro de Direito Religioso (IBDR), realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília (DF).
O evento reuniu pesquisadores, docentes e acadêmicos de diversas instituições do país para discutir o tema “O sistema interamericano de proteção aos direitos humanos”, promovendo reflexões sobre liberdade religiosa, pluralismo e proteção de minorias no cenário internacional.

Temas contemporâneos
No primeiro dia do congresso, dois trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e docente da UniEVANGÉLICA foram aprovados após criteriosa avaliação da banca científica. O artigo “Liberdade religiosa em Cuba e o sistema interamericano de direitos humanos: limites e potencialidades da atuação da Comissão Interamericana” é de autoria da acadêmica Thais Pinheiro de Sá, em coautoria com o professor Me. Tercyo Dutra de Souza. Já o estudo “Liberdade religiosa e proteção de minorias nos sistemas árabe e interamericano de direitos humanos: uma análise jurídico-comparada de marcos normativos e mecanismos de tutela” foi assinado por Lucca Vieira Silva, Tercyo Dutra de Souza e Ana Cristyna Bosco.
Os trabalhos abordam temas contemporâneos e sensíveis do Direito Internacional dos Direitos Humanos, analisando diferentes sistemas regionais de proteção e seus impactos na garantia da liberdade religiosa e dos direitos das minorias.
As pesquisas evidenciam a capacidade analítica e crítica dos acadêmicos, bem como a articulação entre teoria jurídica e problemáticas atuais do cenário global.
A banca científica responsável pela avaliação foi composta pelos professores doutores Gabriel Ferreira de Almeida, Valmir Nascimento Milomem Santos e Warton Hertz de Oliveira. Ao final do processo, os artigos foram indicados para publicação no periódico Dignitas – Revista Internacional do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, o que representa um importante reconhecimento acadêmico e amplia a difusão científica das pesquisas desenvolvidas no Campus Senador Canedo.
De acordo com o professor Me. Tercyo Dutra de Souza, a aprovação e a indicação para publicação refletem o amadurecimento científico do curso e o fortalecimento da cultura de pesquisa na instituição.
“Esse trabalho é fruto de um grupo de estudos do Curso de Direito do campus Senador Canedo da UniEVANGÉLICA. A Thais e o Lucca integram a iniciação científica, nas modalidades PBIC e PVIC, e essa indicação também é um reconhecimento do investimento que a UniEVANGÉLICA realiza na pesquisa científica”, ressalta.
A participação no 6º Congresso Brasileiro de Direito Religioso reforça o compromisso da UniEVANGÉLICA com a excelência acadêmica, a iniciação científica e a formação jurídica crítica e comprometida com os direitos humanos, além de incentivar a inserção dos acadêmicos em espaços qualificados de produção e divulgação do conhecimento científico.



