Estado

População lota Câmara Municipal para reivindicar pavimentação na GO-427

Qualidade da pista entre Itaguarú e Heitoraí gera riscos diários e prejuízos diversos no escoamento da produção agropecuária

Dezenas de produtores rurais e moradores, juntamente com lideranças políticas e comunitárias dos municípios de Itaguarú e Heitoraí, na região central de Goiás, entre elas prefeitos e vereadores, lotaram o plenário da Câmara Municipal de Heitoraí na noite desta segunda-feira (13/08), para cobrar respostas acerca de pavimentação do trecho da GO-427 que liga as duas cidades.

A obra é uma promessa antiga que causa grandes prejuízos, tanto para o escoamento da produção, quanto no acesso seguro da população aos serviços básicos, como saúde e educação.

Mobilização

A mobilização aconteceu durante audiência pública convocada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Heitoraí, a pedido de produtores e moradores, com a presença dos deputados estaduais Wagner Neto (SD) e Lineu Olímpio (MDB) – os quais colaboram na reivindicação ao Governo do Estado para a pavimentação do trecho referido. Registrou-se a presença também de prefeitos e vereadores dos dois municípios e de cidades vizinhas como Uruana, Jaraguá e outras e, ainda, de representante do deputado federal, Adriano do Baldy.

Buracos, erosões, poeira e lama marcam o dia a dia dos produtores rurais da região. VEJA VÍDEO:

Promessa antiga

Em outubro de 2023, após longas tratativas junto à então Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) e à Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra), chegou-se a comemorar a autorização para execução do projeto, que acabou sendo cancelada após ocorrerem mudanças no comando das referidas pastas.

“Quando saiu Pedro Sales e entrou Lucas Vissotto no comando da Seinfra, tinha muita coisa que estava encaminhada, em andamento, e acabou dando uma travada. Até a pessoa entender todos os investimentos, as obras e as prioridades de cada uma delas, naturalmente acontece de travar”, explicou o deputado Wagner Neto, durante a audiência.

Na sequência, relatou que ocorreu uma nova mudança, com a substituição de Lucas Vissotto pelo General Santos, ocasionando novo atraso no andamento do projeto.

Apesar do panorama pessimista, visto que já não há mais um prazo definido para que o projeto saia do papel, produtores locais unem forças para recolocar a estrada na lista de prioridades da gestão estadual.

Lideranças políticas apoiam reivindicação

Concretização de um sonho

“A pavimentação desse pequeno trecho da GO-247 é a concretização de um grande sonho que vem sendo sonhado desde 1992. Eu nasci aqui, na fazenda e vivemos toda uma história de sofrimento e falta de oportunidades seguras de locomoção, problemas para escoar a produção, levando às vezes uma hora para percorrer 10 km. Meu pai, falecido há mais de três décadas, já reivindicava o benefício e agora chegou a vez de minha mãe e também minha e de toda a população das duas cidades e de municípios vizinhos de lutarmos pela conquista de um benefício que, mais que isso, é um direito de todos nós. A partir de agora, que o povo e as lideranças políticas e comunitárias se manifestaram e estão atentos, acredito que essa antiga promessa será cumprida, porque não vamos parar de cobrar”, desabafou a produtora rural, psicóloga, apicultora e bacharel em Direito, Lucimar Campos, uma das responsáveis pela sugestão de realização da audiência pública.

Execução

O deputado Wagner Neto, depois de detalhar fatos da tramitação do projeto, afirmou que o próprio governador Ronaldo Caiado já garantiu que a reivindicação será atendida e a pavimentação será realizada.

O Deputado Estadual Wagner Neto garantiu que o próprio governador Ronaldo Caiado endossa atendimento à reivindicação. VEJA VÍDEO:

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?