
Presença contínua dos bombeiros nas unidades tem o objetivo principal de impedir que pequenos focos de incêndio se tornem grandes queimadas, por meio de detecção precoce e resposta imediata.
Operação Cerrado Vivo 2025
A ação teve início em maio, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco e, desde então, foi ampliada para outras seis unidades de conservação, entre elas o Parque Estadual da Serra Dourada, o Parque Estadual da Serra de Caldas e o Parque Estadual de Terra Ronca, localizado no norte goiano.
A presença contínua dos bombeiros nas unidades tem o objetivo principal de impedir que pequenos focos de incêndio se tornem grandes queimadas, por meio de detecção precoce e resposta imediata.
A ação é fruto de uma parceria estratégica entre o CBMGO e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), consolidando uma política pública de prevenção robusta e permanente em áreas de alto valor ambiental e ecológico do Cerrado goiano.
Com monitoramento constante, uso de tecnologia e equipes especializadas em combate a incêndios florestais, a Operação Cerrado Vivo 2025 representa um marco para a preservação da biodiversidade e para a proteção das Unidades de Conservação do estado. O modelo adotado reforça o compromisso do Governo de Goiás com a sustentabilidade e com a segurança ambiental em todo o território goiano.