Mundo

Cidade da Alemanha oferece moradia de graça para atrair moradores

Eisenhüttenstadt, na antiga Alemanha Oriental, oferece duas semanas num apartamento mobiliado para atrair profissionais qualificados.

A cidade de Eisenhüttenstadt, em Brandemburgo, no leste da Alemanha, está oferecendo duas semanas de moradia gratuita num apartamento mobiliado para atrair possíveis novos moradores.

Segundo a prefeitura, os selecionados poderão morar gratuitamente por duas semanas, de 6 a 20 de setembro, num apartamento mobiliado, para conhecer melhor a cidade, seus habitantes e as possibilidades profissionais na região.

De um pico de mais de 50 mil habitantes, Eisenhüttenstadt tem atualmente cerca de 24 mil moradores. A tendência, no entanto, é de crescimento, de acordo com a área de promoção econômica da cidade.

Porém, Eisenhüttenstadt precisa de mais residentes, e o projeto se volta sobretudo para ex-moradores, profissionais qualificados e autônomos.

Além da hospedagem e de atividades de lazer, os participantes poderão participar de programas de estágio ou de job shadowing em empresas locais.

O período de inscrições vai até início de julho, através de um formulário online.

Passado socialista

Eisenhüttenstadt foi a primeira cidade totalmente planejada da antiga Alemanha Oriental. Ela foi criada há 75 anos para abrigar trabalhadores de uma siderúrgica.

A usina siderúrgica, aliás, ainda é a principal fonte de empregos locais – e dá nome à cidade, que significa literalmente “cidade das usinas de ferro”.

Nos últimos anos, Eisenhüttenstadt viu a sua população diminuir, isso devido à saída de jovens em busca de trabalho em outras regiões.

Cidades em busca de moradores

 

A iniciativa de Eisenhüttenstadt segue o exemplo de outras cidades da antiga Alemanha Oriental, que têm adotado medidas criativas para atrair novos moradores e revitalizar suas comunidades.

A cidade vizinha de Guben já havia promovido uma ação semelhante no ano passado, com 16 participantes selecionados entre cerca de cem candidaturas recebidas.

Outras cidades, como Eberswalde, Frankfurt am Oder e Görlitz, também já realizaram iniciativas de moradia experimental.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?