Registro

Namorados: vantagens do treino em casal para a saúde física e afetiva

Uma das principais vantagens do treino em dupla é que um incentiva o outro

O amor pode ser entendido de várias formas, como afeição profunda, dedicação, um sentimento, entre diversas outras interpretações. Na obra “As cinco linguagens do amor”, de Gary Chapman, considerada best-seller desde 2009 na lista do New York Times, o autor identificou cinco formas de expressar o afeto, são elas: palavras de afirmação, presentes, atos de serviço, toque físico e tempo de qualidade.

O tempo de qualidade significa um período dedicado àquela pessoa especial, com atenção plena, evitando as distrações diárias como as mensagens no celular. A ida ao cinema, uma caminhada ao ar livre ou a preparação de uma simples refeição são alguns exemplos de atividades que podem ser compartilhadas com presença e que, por sua vez, impactam positivamente as relações amorosas.

A fim de inspirar o tempo de qualidade entre os casais não só no Dia dos Namorados, celebrado oficialmente em 12 de junho, mas em todos os dias, sugerimos cinco pequenos hábitos para incluir na rotina de treino a dois. Aproveite as sugestões para elevar o bom humor, ganhar mais disposição e, de quebra, fortalecer o relacionamento.

Casal que treina junto fortalece o vínculo afetivo

Estudo divulgado na PubMed, biblioteca nacional de medicina dos Estados Unidos, sobre a participação compartilhada dos casais em atividades novas e estimulantes provou, com base em três experimentos, que após a prática de uma tarefa nova durante sete minutos, houve a diminuição do tédio e a melhora na qualidade do relacionamento.

“Uma das principais vantagens do treino em dupla é que um incentiva o outro. Quando o casal está com o mesmo foco, as chances de desistência diminuem, isso vale tanto para as práticas esportivas quanto para a introdução de novos hábitos alimentares”, explicam os nutricionistas.

Que tal, então, sair da zona de conforto e dar o primeiro passo para a vida saudável que você deseja ter? As dicas da nutri podem ajudar você e sua dupla nesse processo. Confira!

1 – Defina uma atividade em comum – Um simples alongamento pela manhã ou uma aula de yoga pode trazer mais disposição e energia ao cotidiano. A caminhada ou a corrida ao ar livre são outras possibilidades interessantes, já que permitem a interação com a natureza, além da atualização de bate-papo. O mais importante é começar o novo hábito com, pelo menos, alguns minutos de exercícios por dia;

2 – Organize o tempo de forma a priorizar o horário do treino – Um dos maiores desafios da atualidade é encontrar tempo para realizar tudo aquilo que se deseja. Contudo, com planejamento e organização é possível fazer melhores escolhas que contribuam para a felicidade e bem-estar do casal. Para isso, vale a pena a prática do diálogo a fim de estabelecerem um horário fixo para os treinos seja em casa ou na academia;

3 – Respeite os limites um do outro – Cada um tem seu ritmo, necessidades e limitações. Por isso, ao começar uma nova atividade, é importante estar atento aos sinais do corpo. Converse e sinalize sua dupla caso algum exercício esteja gerando um desconforto além do previsto;

4 – Incentive o progresso do seu par – O reconhecimento estimula os laços afetivos. Assim, sempre que possível, elogie de forma sincera a conquista do seu par. E quando as dificuldades e desânimo prevalecerem, mantenha o esforço para estimular a outra parte. O apoio mútuo faz toda a diferença;

5 – Estabeleça uma meta possível – Muitas pessoas ao começarem uma nova rotina “fitness” se cobram pela necessidade de alcançarem resultados em pouco tempo. A dica para o treino em casal ser um sucesso é estabelecer uma meta possível para ambos e que possa se adequar à rotina da dupla.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?