
OAB-GO define lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJ-GO; Augusto César Rocha Ventura é o segundo mais votado.
Nesta terça-feira (12), em sessão extraordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), foram definidos os seis nomes que compõem a lista sêxtupla destinada ao preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), pelo mecanismo do Quinto Constitucional. A votação, aberta e transparente, contou com a participação de 65 conselheiros seccionais.
O resultado da eleição foi o seguinte:
-
Breno Pires Borges – 62 votos
-
Augusto César Rocha Ventura – 56 votos
-
Ana Carollina Ribeiro Barbosa Alencar – 55 votos
-
Luciano Mtanios Hanna – 45 votos
-
Ludimilla Borges Pires Adorno – 42 votos
-
Ricardo Baiocchi Carneiro – 41 votos
Agora, a OAB-GO encaminhará a lista e os currículos à Presidência do TJ-GO. O Pleno do Tribunal formará uma lista tríplice, que será enviada ao governador Ronaldo Caiado, responsável por indicar o novo desembargador ou desembargadora.
Trajetória de Augusto César Rocha Ventura
Segundo mais votado na disputa deste ano, Augusto César Rocha Ventura tem uma sólida formação acadêmica e ampla experiência no meio jurídico e educacional. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (UniEvangélica) em 1991 e inscrito na OAB em 1993, é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB, doutorando em Direito Constitucional pelo IDP e possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também acumula especializações no Brasil e no exterior, incluindo Direito Processual Tributário, Direito Penal e Processo Penal, Política e Estratégia, e Direito Público pela Universidade de Extremadura, na Espanha.
Na área acadêmica, é professor titular de Direito Tributário na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e integra o Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEvangélica, onde também leciona. Autor de livros, capítulos e artigos científicos, contribui de forma relevante para a produção de conhecimento jurídico.
No campo institucional, é sócio fundador do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados e exerce, desde 2021, os cargos de presidente e chanceler da Associação Educativa Evangélica (AEE) e da UniEvangélica, tendo sido reeleito para o triênio 2024–2027. Já foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes – Grande-Oficial pela Polícia Militar de Goiás e reconhecido como benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
Experiência no Quinto Constitucional
A presença de Augusto César Rocha Ventura na lista sêxtupla deste ano marca sua terceira indicação ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. Em 2018, liderou a votação na OAB-GO; em 2022, voltou a ser escolhido e integrou a lista tríplice do TJ-GO, o que se repetiu em 2023; e, agora, em 2025, obteve a segunda maior votação, com 56 votos.