Meio Ambiente

Descaso ameaça potencial hídrico de Anápolis que contribui com o abastecimento de Goiânia

Ribeirão João Leite recebe água de dezenas de nascentes do Córrego Catingueiro

Entre as quatro maiores bacias hidrográficas situadas no município de Anápolis, formadas pelos ribeirões João Leite, Piancó, Antas e Caldas, destaca-se uma micro bacia denominada Córrego Catingueiro. Suas nascentes, localizadas na área urbana no lado oeste da cidade, situam-se desde a Vila São Joaquim à Vila Jaiara, numa extensão de quilômetros.

Agredido pela ação humana o Catingueiro recebe lixo, esgoto, terra e também o descaso por parte de boa parcela da população, situação essa que ameaça a segurança hídrica de Goiânia. Tal ameaça é real. Se o Catingueiro não receber a devida atenção – não só de Anápolis, mas também de Goiânia por consumir a água do córrego que nasce em Anápolis – nascentes continuarão sofrendo os processos de aterramento, poluição e contaminação e o descaso poderá resultar na diminuição drástica de seu volume de água.

Agir agora é a mais sensata das atitudes num momento de mudança climática e de escassez de água em diversas regiões do planeta. Problemas esses que comprometem o futuro da humanidade e que poderão ser minimizados com o esforço de todos, inclusive com ações locais como a revitalização da micro bacia do Córrego Catingueiro cuja área abriga empresas ceramistas, indústrias, comércios, prefeituras e uma grande comunidade que receberão os benefícios diretos dessa ação.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?