Toda estrutura está finalizada, com mobiliário montado, e funcionará a partir de janeiro
Anápolis ganhou nesta sexta-feira (27) seu segundo hospital municipal. Foi inaugurado pelo prefeito Roberto Naves o Georges Hajjar, unidade localizada no coração do Residencial Leblon e que poderá funcionar como centro de internação para até 96 pacientes, com leitos de enfermaria, de emergência, intensivos e de isolamento.
O hospital tem quatro blocos: de reabilitação, recepção e administrativo, apoio médico e terapêutico, além de uma área externa. A construção contempla sala de triagem, consultórios médicos, de fisioterapia, sala de exames e curativos e sala de prescrição médica.
O Georges Hajjar tem 32 apartamentos duplos hospitalares, 24 leitos para repouso clínico, sala de reabilitação, banheiros e vestiários acessíveis, central de abastecimento farmacêutico, sistema de geradores automatizados, refeitório, área de higienização e estacionamento para ambulâncias e acompanhantes.
“Esta é a estrutura que faltava daquilo que pensamos lá atrás para a rede de saúde de Anápolis. Uma rede que agora está pronta e preparada não só para o presente, mas para, pelo menos, os próximos dez anos, atendendo com qualidade não só cada cidadão anapolino, mas pessoas de cidades próximas, uma vez que somos um município polo”, destacou o prefeito Roberto Naves.
O Hospital Municipal Georges Hajjar é a segunda grande estrutura de saúde entregue pela Prefeitura em pouco mais de uma semana. Na última terça-feira (17), começou a funcionar a UPA da Mulher Anapolina Jamel Cecílio, que já realizou cerca de 2 mil atendimentos me menos de dez dias.
“Todos nós trabalhamos incansavelmente cada dia dos últimos oito anos para entregar o nosso melhor à cidade de Anápolis. Quando muitas prefeituras do Brasil já pararam, nós estávamos aqui, mobiliando e montando o hospital, que ficará de legado para que a próxima gestão possa colocar para funcionar e oferecer uma saúde pública cada vez melhor”, ressaltou a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves.
O hospital do Leblon foi construído com a tecnologia de PVC em concreto, um padrão construtivo inovador – que reduz em até 40% o tempo de execução da obra – e amigo do meio ambiente, uma vez que diminui consideravelmente os resíduos.
A unidade tem 2,7 mil metros quadrados de área construída, convertendo-se na maior unidade – pública ou privada – do município, ao lado do Hospital Evangélico Goiano.
“O trabalho realizado em nossa cidade é fantástico. Quero prestar uma homenagem, senhor prefeito. Não há palavras para expressar nossa gratidão em nome de toda a nossa família. Este hospital ficará para sempre na história da cidade de Anápolis, da nossa comunidade local e de toda a região. O senhor realizou um trabalho grandioso em nossa cidade. Hoje, esta obra beneficia mais de 10 mil famílias, direta e indiretamente, aqui em Anápolis e em Goiás”, disse Nassin Farah, que representou a família do homenageado.
Com a inauguração do Georges Hajjar, Anápolis passa a ter dois hospitais. Este foi construído pensando em atender pacientes que precisam de internação – retirando esta demanda das UPAs. No entanto, a unidade também foi pensada para atender de portas abertas, se houver necessidade, e pode ser facilmente adaptada.
O outro hospital municipal – já em funcionamento – é o Alfredo Abrahão, focado em cirurgias eletivas e que já realizou quase 10 mil procedimentos desde a sua inauguração.
Anápolis também conta com quatro unidades que realizam pronto atendimento. Além das UPAs Alair Mafra (Vila Esperança), da Mulher Anapolina e Pediátrica, há o Centro Médico da Jaiara, na região Norte da cidade.