O Deserto do Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo, tem cerca de 105.000 km de área e está, predominantemente, localizado no Chile. Ao contrário do que muita gente possa pensar, esse deserto tem paisagens que vão muito além das tradicionais dunas de areia e reserva cenários surpreendentes, justamente por ir muito além do que nos remete a mente quando pensamos em um simples “deserto”.
Com lagos belíssimos a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vida selvagem, superfícies que se assemelham com a da lua, lagos em que não se afunda, curiosos vilarejos, sítios arqueológicos, deserto de sal e um céu de tirar o fôlego, seja de dia, quando um azul intenso toma conta, seja de noite, quando milhares de estrelas protagonizam o espetáculo, o Atacama é palco de paisagens incríveis e muito variadas, capazes de deixar os mais experientes viajantes extasiados.
Em incursão pelo deserto do Atacama, no Chile, a Revista Planeta Água registrou cenas fantásticas e pitorescas das belezas naturais e da alegria e hospitalidade do povo chileno. Aurélio Rosa, nosso Editor Internacional e um grupo de amigos utilizaram drones para mostrar detalhes magníficos do Atacama e sobrevoaram paisagens fantásticas.
“Foi como se estivéssemos integrados às tradições e costumes do povo chileno dada a sua extraordinária e calorosa hospitalidade”, disse o editor.
Quem poderia dizer que iria encontrar no meio do deserto mais alto e árido do mundo um lago de águas cristalinas, cheio de flamingos? Pois no Atacama isso é possível e existe. A explicação é que uma área do deserto, chamada Salar de Atacama, tem um microclima diferente e permitiu que todas as suas curiosas formações fossem possíveis. Até chuva tem nessa área, algo praticamente inexistente em um deserto como o surpreendente Atacama. Existem ótimas opções de hospedagem por bom preço das diárias e localização estratégica.
A expedição durou 15 dias e a Editoria Internacional da Planeta Água já agendou novas incursões por lugares turísticos do Brasil e do mundo.
Numa corrida frenética por trilhas montanhosas do Atacama a adrenalina foi a mil.
VEJA VÍDEO:
Aurélio Rosa, piloto de drones, ganha mais experiência e domínio a cada novo voo realizado para registrar cenas fantásticas para a Planeta Água. Nesta primeira semana de março, a potente lente do drone mostrou trechos da Avenida Aytron Senna, no centro de Anápolis e, ao final, o assoreamento do lago que embeleza o Central Parque da Juventude Senador Onofre Quinan.
VEJA VÍDEO: