Mundo

ONU diz que funcionário morreu em ataque a veículo identificado em Gaza

Vítima é o 1º estrangeiro ligado à Organização das Nações Unidas a morrer na guerra na Faixa de Gaza. Segundo ONU, bombardeio atingiu equipe que ia de carro a um hospital europeu em Rafah na segunda-feira (13). Outros 190 funcionários da organização já morreram no conflito.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta terça-feira (14) que um funcionário seu morreu em um ataque a um veículo identificado na Faixa de Gaza.

A morte, segundo a ONU, é a primeira de um funcionário estrangeiro da organização, que já perdeu outros 190 palestinos que trabalhavam para diferentes agências da ONU na guerra entre Israel e Hamas em Gaza.

A nacionalidade da vítima não foi divulgada.

O carro, ainda segundo a organização, foi atingido quando a equipe se encaminhava a um hospital em Rafah, no extremo sul de Gaza e onde Israel iniciou esta semana uma incursão.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou estar “profundamente entristecido”, disse Farhan Haq, porta-voz de Guterres, e pediu uma “investigação completa” do incidente, acrescentou.

O governo de Israel ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.

Mais de 450.000 deixaram Rafah

Também nesta terça-feira, a ONU disse que o número de pessoas que saíram de Rafah desde o início das operações de Israel na cidade passaram de 450 mil pessoas.

Eles estão sendo levados a campos de refugiados e abrigos temporários montados em cidades próximas.

Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, era considerado o último refúgio para palestinos que fugiram de ataques israelenses no norte e no centro do território palestino. Cerca de 1,5 milhão de pessoas, mais que o dobro da população de Gaza, estavam na cidade antes de Israel iniciar operações por lá.

O governo israelense alega que Rafah também é o último bastião de poder do Hamas e que precisa fazer a incursão para eliminar totalmente o grupo terrorista.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?